Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

CPI do INSS convoca dois paraibanos ex-presidentes do órgão para depor sobre fraudes

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta terça-feira (26), a convocação dos paraibanos Leonardo Gadelha (Podemos) e Leonardo Rolim para prestar depoimento. Além deles, todos os ex-ministros da Previdência Social e ex-presidentes do Instituto, a partir de 2015, também terão que comparecer à comissão.

Gadelha comandou o órgão entre 2016 e 2017, no governo Michel Temer, enquanto Rolim esteve à frente do INSS de 2020 a 2021, na gestão de Jair Bolsonaro.

A primeira reunião da CPMI foi marcada pela aprovação de uma série de requerimentos, que incluem também auxiliares dos governos Lula, Temer e Bolsonaro.

Criada em junho, a comissão tem prazo de 180 dias para investigar fraudes na Previdência Social. As apurações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) identificaram um esquema que teria desviado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, por meio da cobrança de mensalidades irregulares de aposentados e pensionistas, descontadas diretamente dos benefícios sem autorização.

A CPMI é composta por 15 senadores e 15 deputados e foi instalada após requerimento assinado por 223 deputados e 36 senadores — número superior ao mínimo exigido pelo Congresso.

Foto: Podemos

Deixe um comentário