O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), declarou nesta quinta-feira (12) que está acompanhando de perto a situação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e de outros brasileiros que estão em missão oficial em Israel e foram levados a um bunker após o país decretar estado de emergência diante da escalada do conflito com o Irã.
“Falei há pouco com o prefeito de João Pessoa que está em Israel, e com o chanceler Mauro Vieira. A Câmara está atenta para garantir a segurança e o retorno de todos que estão em Israel”, afirmou Hugo Motta.
O parlamentar informou que o Itamaraty já colocou sua estrutura à disposição para auxiliar na repatriação dos brasileiros. “Falei com o chanceler, que prontamente colocou a estrutura do Itamaraty à disposição. A embaixada já está prestando assistência e estamos em contato frequente para acompanhar os desdobramentos”, disse.
Segundo Hugo Motta, o espaço aéreo de Israel está temporariamente fechado, o que exige cautela e planejamento estratégico para garantir o retorno seguro dos brasileiros. “Hoje pela manhã, conversei novamente com o ministro e com o próprio prefeito Cícero. O espaço aéreo israelense está temporariamente fechado, o que exige cautela e estratégia para encontrar a melhor janela de evacuação”, explicou.
Cícero Lucena está em Israel desde o início da semana participando de uma missão técnica voltada para inovação e tecnologia na gestão pública. A delegação brasileira se encontra em local seguro enquanto aguarda orientações do governo federal sobre a possibilidade de retorno ao Brasil.