O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), fez duras críticas ao Itamaraty durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), ao relatar os momentos de tensão vividos durante o conflito no Oriente Médio, quando precisou ser evacuado de Israel com outros integrantes da delegação brasileira.
“Não fossem as embaixadas, não estaríamos aqui”, declarou, ao destacar a atuação decisiva de diplomatas brasileiros e estrangeiros no processo de retirada do grupo. Segundo Cícero, a condução das representações diplomáticas foi fundamental para garantir a segurança dos brasileiros.
O prefeito demonstrou surpresa com a nota do Ministério das Relações Exteriores, que alegou desconhecimento da presença de autoridades no local. “Me estranha profundamente o Itamaraty dizer que não tinha conhecimento. Qualquer país sabe onde suas autoridades estão. Isso parece mais uma tentativa de justificar falhas do que uma manifestação de solidariedade”, criticou.
Cícero finalizou pedindo união e gratidão diante da gravidade da situação vivida. “A gente devia estar agradecendo a Deus por estarmos aqui, e não querendo encontrar culpados pelas falhas nas suas obrigações.”