Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Operação Retomada: Servidor do TJPB é afastado após suspeita de manipulação de decisões judiciais

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, determinou o afastamento cautelar, por 180 dias, do servidor Irley de Souza Carneiro da Cunha. A medida foi publicada por meio de portaria e ocorre no contexto da segunda fase da Operação Retomada, deflagrada nesta sexta-feira (16) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Civil.

A operação visa o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo próprio TJPB e investiga indícios de manipulação de jurisdição com o objetivo de obtenção de vantagens financeiras ilícitas. As práticas sob apuração envolvem servidores do Judiciário e advogados, que teriam montado um esquema de captação de nomes para integrarem associações fictícias, utilizadas em ações coletivas ajuizadas em juízos específicos para obtenção de decisões favoráveis. Os alvos seriam, em especial, aposentados e pensionistas do INSS, que sofriam descontos indevidos em seus benefícios.

A portaria também determina à Diretoria de Tecnologia (DITEC) o bloqueio imediato dos acessos do servidor aos sistemas judiciais e administrativos, como SISBAJUD, RENAJUD, INFOJUD e BNMP. O juiz diretor do Fórum de Alhandra foi comunicado para garantir o impedimento de acesso físico de Irley às dependências do Fórum de Caaporã, e a Corregedoria-Geral de Justiça também foi informada para adoção das providências cabíveis.

Com informações do Blog do Wallison Bezerra

Deixe um comentário