A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, nesta terça-feira (14), um Voto de Aplauso ao projeto de anistia que tramita no Congresso Nacional e beneficia os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A iniciativa, de autoria do vereador Fábio Lopes (PL), gerou debates acalorados e divisão entre os parlamentares da Casa.
“Estamos defendendo pessoas de bem, pessoenses e paraibanos. São pessoas aqui do nosso estado que já pegaram anos de cadeia, estão com tornozeleira eletrônica e que podem voltar a qualquer momento pra pegar 15, 20 ou 30 anos de cadeia, além de ficarem devendo mais de R$ 30 milhões”, disse o vereador em entrevista à rádio Correio 98 FM.
A proposta foi criticada por vereadores da oposição. Marcos Vinícius (PT) se posicionou contra a homenagem e também contra o projeto de anistia em discussão no Congresso. Chico do Sindicato (Avante) classificou a votação como perda de tempo, afirmando que a Câmara deveria focar em temas de interesse direto da população e que sejam de sua competência.