Encontro discutiu medidas práticas para reforçar as universidades paraibanas
A senadora Daniella Ribeiro participou, nesta sexta-feira (11), de uma reunião com reitoras, vice-reitoras e representantes de instituições de ensino superior da Paraíba, além de integrantes do programa “Antes que Aconteça”.
O encontro foi realizado na sede da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, e teve como pauta central a segurança nas universidades e institutos federais do estado.
A reunião foi motivada pelo episódio de violência ocorrido no último dia 3 de abril, nas dependências da UEPB, que resultou na morte de um homem e deixou outras pessoas feridas.
Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado por ciúmes e envolveu violência de gênero, causando comoção na comunidade acadêmica e na sociedade paraibana.
Durante o encontro, as lideranças debateram propostas de fortalecimento das ações preventivas dentro das universidades e institutos, com foco na promoção de ambientes mais seguros, especialmente para as mulheres.
A senadora Daniella Ribeiro, que coordena nacionalmente o programa “Antes que Aconteça”, destacou:
“Essa foi uma reunião extremamente importante, reunindo também pró-reitoras e mulheres que vêm lutando diariamente no enfrentamento à violência. Estamos lidando com uma realidade que infelizmente não é nova — é reflexo de uma sociedade que insiste em nos apresentar situações de agressão, especialmente contra as mulheres.
Estarmos aqui hoje é um passo essencial para definirmos pautas concretas, possíveis de executar, que enfrentem de forma real a violência doméstica e de gênero. Acredito que esse trabalho conjunto nos trará avanços concretos e necessários, garantindo mais tranquilidade e segurança nas nossas universidades públicas na Paraíba.
E sim, também é uma alegria estarmos juntas, porque quando nos unimos em torno de um propósito comum, nos fortalecemos — e, com isso, fortalecemos aquelas que mais precisam de nós. Estamos aqui para isso: agir, prevenir e transformar.”
Na Paraíba, o programa “Antes que Aconteça” inaugurou, em março, a primeira Sala Lilás no Instituto de Polícia Científica (IPC), em João Pessoa. Outras unidades estão previstas para Campina Grande e municípios de diferentes regiões do estado, com o objetivo de oferecer atendimento humanizado e especializado a mulheres vítimas de violência.
A senadora reforçou que a prevenção é um dos pilares fundamentais no combate à violência de gênero e que as universidades devem ser espaços de acolhimento e proteção. As reitoras e representantes presentes também se comprometeram a ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica e com os órgãos de segurança pública para implementar medidas eficazes de proteção e resposta rápida diante de situações de risco.
O encontro marcou o início de uma agenda conjunta de ações voltadas à segurança das mulheres nas instituições de ensino superior paraibanas, com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e cuidado em todos os espaços públicos e institucionais.
Estiveram presentes no encontro a coordenadora nacional do Programa Antes que Aconteça, senadora Daniella Ribeiro; a coordenadora estadual do programa, Camila Mariz; a diretora do Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira; a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Marinho; a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Célia Regina Diniz, acompanhada da vice-reitora Ivonildes Fonseca; a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano; e a vice-reitora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fernanda de Lourdes Almeida.