A disputa interna pela formação da chapa majoritária governista para as eleições de 2026 na Paraíba segue indefinida. Em reunião no último sábado (8), lideranças do PP e do Republicanos se reuniram com o governador João Azevêdo (PSB) para alinhar interesses e reivindicar espaços na composição eleitoral.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), afirmou em entrevista à Arapuan FM, que cada partido apresentou suas pretensões. O Republicanos quer as vagas de governador e senador, enquanto o PP, representado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, manifestou apoio ao nome de seu filho, Mersinho Lucena, para senador ou vice-governador. Já o governador João Azevêdo reforçou que pretende disputar uma vaga ao Senado.
Família Ribeiro no centro do impasse
A indefinição central recai sobre qual membro da família Ribeiro será indicado na chapa: a senadora Daniella Ribeiro (PSD), buscando a reeleição, ou o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que assumiria o governo e concorreria à reeleição.
O cálculo político não fecha facilmente. Caso Lucas Ribeiro permaneça na vice, as vagas ao Senado ficariam para João Azevêdo e um nome do Republicanos. Se Daniella disputar a reeleição, o Republicanos ficaria com a cabeça de chapa.
A tese de que o Republicanos poderia ter duas vagas na chapa pode ser apenas uma estratégia de pressão – ou uma possibilidade real, mas no campo da oposição.
Uma nova reunião será marcada para definir os próximos passos.