Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lula terá maior tempo na propaganda de TV, seguido de perto por Jair Bolsonaro

Se as pesquisas de opinião pública mostram o ex-presidente Lula (PT) em primeiro até agora, seguido de perto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o mesmo ocorre em relação ao tempo de TV para a propaganda eleitoral gratuita. O petista terá 3 minutos e 23 segundos nas inserções, enquanto que o gestor aparece com 2 minutos e 45 segundos. Os números foram definidos pela Justiça Eleitoral, com base nas alianças feitas pelas siglas para a disputa eleitoral.

Ao contrário de quatro anos atrás, quando Bolsonaro foi eleito com apenas 8 segundos no guia eleitoral, agora ele também brigou pelo espaço. Ele vai para a disputa com apoio de PP e Republicanos. Com nove partidos em sua coligação, o ex-presidente Lula (PT) terá o maior tempo entre os candidatos ao Palácio do Planalto.

Com 22% do total de propaganda na TV, o atual presidente é o que tem, proporcionalmente, o menor tempo entre os chefes do Executivo que tentaram a reeleição desde a redemocratização. O percentual fica distante dos registrados por Fernando Henrique (47%), em 1998, e Dilma Rousseff (45%), em 2014, mas se aproxima do tempo de TV de Lula na disputa pela reeleição em 2006 (29%).

Com PSDB, Cidadania e Podemos em sua coligação, Simone Tebet (MDB) soma 2 minutos e 25 segundos de tempo de TV. Já Soraya Thronicke, mesmo sem coligação, terá acesso a 2 minutos e 14 segundos, puxados pelo peso de seu partido, o União Brasil, na Câmara. Isso porque o número de deputados federais eleitos em 2018 é o principal fator para definir o tempo de cada candidato.

A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio para primeiro turno começa no dia 26 de agosto de 2022, uma sexta-feira. As inserções seguem até o dia 29 de setembro de 2022, uma quinta-feira — três dias antes das eleições, que acontecem no domingo, dia 2 de outubro de 2022.

Veja o tempo de cada candidato no guia eleitoral

Lula (PT) 3m23s
Bolsonaro (PL) 2m45s
Simone Tebet (MDB) 2m25s
Soraya Thronicke (União Brasil) 2m14s
Ciro Gomes (PDT) 52s
Roberto Jefferson (PTB) 26s
FElipe D’avila (Novo) 23s

Total de tempo: 12min30s

Sem tempo de TV
Eymael (DC)
Vera Lúcia (PSTU)
Sofia Manzano (PCB)
Leonardo Péricles (UP)

Deixe um comentário