Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

América Latina e Caribe: João Pessoa é escolhida para coordenar segmento de Artesanato e Arte Popular em rede da Unesco

A cidade de João Pessoa segue despontando em meio às discussões técnicas da XIV Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), que está acontecendo em Santos, no litoral de São Paulo. Na tarde desta quinta-feira (21), a capital paraibana foi escolhida, dentro da Rede Mundial de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para ser a coordenadora do segmento Artesanato e Arte Popular na América Latina e Caribe.

A definição aconteceu durante a segunda sessão do cluster das cidades do artesanato e da arte folclórica, e levou em consideração a proatividade pessoense na economia criativa, diante do conjunto de ações que foram compartilhadas na conferência. A cidade foi amplamente reconhecida pela realização de iniciativas como o Festival de Verão Cidades Criativas, o programa de capacitação para artesãos, as oficinas de design para o artesanato, bem como as de design territorial.

O prefeito Cícero Lucena comemorou a decisão, com entusiasmo de que o trabalho desenvolvido vem dando bons frutos. “Fico muito feliz porque isso consolida João Pessoa como uma cidade criativa na área do artesanato. Nós queremos cada vez mais que João Pessoa seja divulgada e, sem dúvida nenhuma, o artesanato é cultura e também é atração turística”, declarou.

A escolha foi recebida com entusiasmo por Eduardo Barroso, coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) de João Pessoa, e representante da cidade na conferência. “Nosso papel, com a coordenação, será assumir a responsabilidade de ser a interlocução preferencial com as cidades que compõem a rede, intermediando as informações geradas por cada uma delas, organizando os encontros regionais (virtuais ou presenciais), propondo e articulando ações e projetos de cooperação e intercâmbio”, explicou.

Parcerias – A presença de João Pessoa na Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco também tem rendido importantes parcerias internacionais. A capital paraibana acertou um acordo de cooperação tripartite com as cidades de Barcelos e Caldas da Rainha, ambas em Portugal. “Pretendemos desenvolver diversas ações em conjunto. Inclusive, já iniciamos a discussão em torno de um apoio técnico para criação de uma Fábrica Social de Artesanato com foco na cerâmica utilitária”, acrescentou Eduardo Barroso.

Ainda na tarde desta quinta, a cidade de Jinju, na Coreia do Sul, anunciou a organização de uma bienal de arte folclórica, que será realizada no próximo mês de outubro. João Pessoa foi convidada para participar, levando uma comitiva de até nove artistas locais, seja da música ou da dança folclórica, com todas as despesas pagas pelo próprio evento.

A programação técnica da XIV Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco se estende até esta sexta-feira (22).

Deixe um comentário