Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

São João de Campina Grande volta a movimentar economia

O São João de Campina Grande começou nesta sexta-feira (10). A abertura, que contou com shows de Flávio José e Xand Avião, é apenas o início de um retorno da festa que já movimenta turismo, emprego e setor de eventos antes mesmo de começar. Com a pandemia da Covid-19, o Maior São João do Mundo deixou de acontecer por dois anos. Pessoas desempregadas, setores precisando lutar contra a estagnação dos shows e um turismo que se tornou escasso por muitos meses.

No Parque do Povo, a geração de empregos ganha sua importância. A estimativa da Associação dos Barraqueiros do Parque do Povo é que cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos estejam sendo gerados em trinta dias de festa.

O setor de eventos, por sua vez, é um dos que mais comemora esse retorno. O Arraiá de Cumpade, por exemplo, assim como todas as outras festas da Paraíba, passou dois anos sem acontecer. Volta, agora, com o mesmo esquema de festa e aguardando grande número de visitantes.

Acima de tudo o setor de eventos está em um momento de muita alegria, após o hiato de dois anos sem poder realizar o Maior São João do Mundo. É um momento e gosto de vitória. A cidade está se transformando. O Arraiá  de Cumpade volta mais colorido, mais cheio de energia”, declarou Isaac Batista, organizador do evento. 

O setor de transportes também relata um grande aumento em relação aos dois anos anteriores em que não houve festividades. Receptivos estão com grupos fechados e praticamente todos os veículos ocupados para as festas de São João no interior da Paraíba. Campina Grande é a principal escolha de turistas e paraibanos, mas cidades como Bananeiras, Solânea, Cabaceiras e o distrito de Galante já estão no roteiro de viagens de muitos pessoenses durante as festividades de São João.

“A procura aumentou bastante mesmo depois de dois anos totalmente parados. Tem finais de semana que já estão fechados, grupos completos e nenhum carro disponível”, revela Viviane Crispim, responsável por uma empresa de turismo e receptivo.

São João de Campina Grande
Em sua 39ª edição, a expectativa da empresa organizadora do São João de Campina Grande é que mais de 2 milhões de pessoas passem pelos shows durante os 31 dias de festa.

O São João de Campina Grande é um dos maiores festejos juninos do Brasil. O homenageado da edição 2022 d’O Maior São João do Mundo será o artista Genival Lacerda, morto em 2021 por sequelas da Covid-19. Genival esteve no São João de Campina Grande 2019, abrindo a programação e, este ano, o filho dele, João Lacerda, participou da noite de abertura.

No Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados onde os shows acontecem, são cinco palcos, duas ilhas de forró e cerca de 400 comerciantes envolvidos na venda de comidas e bebidas.

Deixe um comentário