Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Projeto de Irmão Cézar institui o “Abril Azul”, mês dedicado a ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

O deputado estadual, Irmão Cézar (Solidariedade), protocolou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de Lei que institui o ‘Abril Azul’, “, mês dedicado a ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com a iniciativa, o Poder Executivo deverá realizar ações a fim de ampliar os conhecimentos sobre o autismo, promover a inclusão social da pessoa com autismo e combater o preconceito.

O projeto também estabelece que poderá haver convênios de cooperação com a iniciativa privada e/ou entidades civis, organizações profissionais e cientificas para a promoção do mês “Abril Azul”.

O deputado explicou que as causas do TEA não são totalmente conhecidas, e a pesquisa científica sempre concentrou esforços no estudo da predisposição genética, analisando mutações espontâneas que podem ocorrer no desenvolvimento do feto e a herança genética passada de pais para filhos. “No entanto, já há evidências de que as causas hereditárias explicariam apenas metade do risco de desenvolver TEA. Fatores ambientais que impactam o feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos teriam o mesmo peso na possibilidade de aparecimento do distúrbio”, afirmou.

Irmão Cézar disse ainda que “Abril Azul”, será utilizado para concentrar as ações governamentais no que toca a apresentações artísticas, culturais, palestras na rede pública de ensino no sentido de fomentar o debate sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA).

 

Deixe um comentário