Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Nova tendência: João Pessoa lidera o ranking de melhor cidade para o trabalho de nômades digitais

João Pessoa está no topo da lista das cidades mais bem preparadas do Brasil para receber os chamados nômades digitais, que são aqueles profissionais que não têm um lugar fixo para trabalhar e usam a tecnologia a seu favor para desenvolver atividades à distância. Três fatores contribuíram para a Capital paraibana conquistar esse espaço no ranking nacional: velocidade de conexão com a Internet, custo de vida e atrações próximas. A informação é de uma pesquisa divulgada na revista digital app.startse.com.

A publicação, especializada em tecnologia da informação, realizou a pesquisa sobre “As melhores Cidades para Nômades Digitais no Brasil”, publicada em fevereiro deste ano. Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, a Capital tem se destacado como opção turística muito forte por sua tranquilidade, condições geográficas que a colocam em uma condição privilegiada a 181 quilômetros de Natal e 120 quilômetros de Recife, mesma distância para Campina Grande, onde acontece o maior São João do Mundo. Essas qualidades junto à qualidade de vida que a cidade oferece são atrativos a mais para a recepção dos nômades digitais.

“A rede hoteleira de João Pessoa disponibiliza aos turistas 3.500 opções entre hotéis executivos, pousadas, flats e outros tipos de estadia. A variedade da nossa gastronomia é outro grande atrativo e tem colocado a Capital paraibana entre as cinco melhores cidades do Brasil para comer”, destacou.

Continuando, o secretário lembra que João Pessoa também presta um bom serviço de transporte aos turistas, a exemplo de passeios de buggys, vans e bikes. “Nos destacamos também por esses serviços pela qualidade da oferta, com ótimas condições para locomoção para os pontos turísticos, desde o Centro Histórico às praias com 27 quilômetros de areia, com trechos ligados a ciclovias”, destacou.

Segundo Daniel Rodrigues, a gestão de Cícero Lucena tem investido na melhoria dos serviços para atrair os turistas brasileiros e também de outros países, vendendo a cidade em eventos turísticos nacionais e internacionais. “É uma administração que vende turismo e graças a essas ações, saímos dos 65% de ocupação hoteleira verificado antes da pandemia para 98% em 2021. As pessoas saem daqui declarando seu amor a João Pessoa e a vontade de voltar a visitá-la por tudo que ela oferece, desde a segurança à infraestrutura e opções de lazer”, acrescentou.

Incentivos – Dentro do pacote de investimentos para fomentar o turismo, Daniel Rodrigues disse que a Secretaria de Turismo está trazendo 2 mil agentes de viagens para conhecer a Capital, com ações divididas em quatro etapas: a primeira começou e vai até o próximo sábado (2), com a operadora Azul Viagens. A segunda será com a Orinter Operadora, na próxima semana. A terceira em maio, com a FRT Operadora, e a quarta em agosto, com a Foco, operadora regional.

O titular da Setur ressaltou que outras ações estão sendo planejadas para que o turismo de João Pessoa seja ainda mais explorado, estimulado também a profissão dos nômades digitais. “Trata-se de uma nova tendência de trabalho no mundo. Estima-se que 35 milhões de trabalhadores no mundo tenham o perfil de nômade digital e deve alcançar o marco de 1 bilhão até 2035, conforme relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen”, ressaltou.

Lista das cidades que aparecem na pesquisa da app.startse.com: João Pessoa, Aracaju, Itacaré, Belo Horizonte, Pirenópolis, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

Deixe um comentário