Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Juíza rejeita ação do MP e mantém decreto que libera uso de máscaras em João Pessoa

A juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa rejeitou o pedido formulado pelo Ministério Público da Paraíba neste sábado (19), e manteve o decreto editado pela prefeitura de João Pessoa, que flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos e determinou que seja revogado o decreto que trata sobre a flexibilização da máscaras para crianças de até 12 anos em locais fechados em João Pessoa, o que tinha sido tornado facultativo.

De acordo com a magistrada, o Decreto Estadual que mantém a obrigatoriedade do equipamento, “não pode se sobrepor às realidades locais de cada Município, de modo que não se mostra possível enquadrar, na mesma posição jurídica, um Município que tenha realidade fática distinta de outro, ainda que pertencentes ao mesmo Estado”.

“O público infantil, recentemente, contribuiu para o aumento gradual da transmissibilidade dos casos e a propagação da doença, tanto que foram incluídos no esquema vacinal. Neste sentido, verifica-se ser de extrema necessidade pública a manutenção dessa parte da população na obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, como forma de manter a diminuição dos casos de Covid-19, e, principalmente, que elas transmitam o vírus para outras pessoas com maior risco de ter agravos. Tal medida se justifica, também, levando-se em consideração o retorno às aulas presenciais nas

Escolas do Município e que muitas crianças já possuem o hábito de usar as máscaras, de modo que tal recomendação deve ser mantida, de modo a evitar o risco de exposição/transmissão.”, disse a juíza.

 

Deixe um comentário