Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Daniella Ribeiro indica professora paraibana para receber Diploma Bertha Lutz no Senado

A professora paraibana Jocilene Barbosa foi indicada a receber o diploma Bertha Lutz do Senado Federal pela senadora Daniella Ribeiro (Progressistas). A premiação acontecerá na quarta-feira (23), em Brasília, e contempla, ao todo, 21 mulheres de áreas diversas, mas com algo em comum: se destacaram pela sua atuação, fazendo a diferença para outras pessoas. 

Daniella disse que a indicação da professora se justifica pela dedicação de Jocilene durante a pandemia de Covid-19. Jocilene criou um projeto de incentivo à oralidade e à coordenação motora dos alunos do ensino infantil de uma escola municipal em Queimadas, no agreste paraibano. Utilizando fotografias, estimula as crianças a socializar por meio de cores e formas. A professora teve destaque na área da educação.
Jocilene é formada em história e pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em história da Paraíba e em neuropsicopedagogia. Foi professora do ensino fundamental e médio, coordenadora pedagógica e atualmente leciona na educação infantil no interior do estado.

A solenidade de premiação será presidida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e contará com a bancada feminina, a quem coube a indicação das premiadas. O diploma Bertha Lutz completa 20 anos agora em 2022, ano que está sendo retomado após ser interrompido em 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19.
O nome do prêmio homenageia a bióloga Bertha Lutz (1894-1976), uma das figuras centrais do movimento sufragista brasileiro. A cientista da primeira metade do século 20 que empresta seu nome à premiação do Senado abraçou a luta pela emancipação das mulheres na academia, na política, na educação, na cultura e em outras áreas.

A sessão é parte do cronograma do Março Mulher, ciclo de atividades para marcar um mês dedicado à pauta feminina.

A solenidade pode ser acompanhada pela TV Senado – e pela internet: https://www12.senado.leg.br/tv.

 

Deixe um comentário