Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

ALPB aprova Projeto de Tião Gomes e Núcleo de Educação para Jovens e Adultos do Ensino Médio será denominado de deputado Simão Almeida

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram uma homenagem prestada pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, Tião Gomes (PSB), ao saudoso ex-deputado Simão Almeida Neto, falecido em 29 de dezembro de 2021, aos 77 anos.

O Núcleo de Educação para Jovens e Adultos do Ensino Médio, situado no bairro Cidade Universitária, em João Pessoa, será denominado de deputado Simão Almeida, após aprovação do Projeto de Lei, apresentado por Tião Gomes.

Segundo o parlamentar, a iniciativa é uma homenagem ao engenheiro elétrico e político que quando jovem, defendia o direito dos estudantes e se posicionou contra a ditadura militar.

Na Paraíba, desde a década de 80, Simão Almeida atuou no movimento sindical, como engenheiro e funcionário da Universidade Federal da Paraíba, dirigente do Partido Comunista do Brasil, na ilegalidade e quando foi legalizado em 1985, ocupante de cargos na administração pública municipal de João Pessoa e na administração pública estadual, ocupando o cargo de presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (JUCEP) quando faleceu.

“Conheci o meu amigo Simão Almeida como deputado estadual, quando assumimos juntos nossos mandatos, em 1991, nesta Assembleia Legislativa da Paraíba. Tive o privilégio de assistir um dos maiores oradores que ocupou a tribuna deste parlamento nos últimos trinta anos. Ele sabia falar sobre todos os assuntos, aparteava os discursos dos colegas com elegância, concordando ou não com eles. Simão Almeida trazia para a Casa de Epitácio Pessoa a liderança que tinha nos movimentos sociais, a coragem de um comunista que enfrentou a ditadura militar, a sabedoria para manter a amizade com seus colegas de parlamento, a postura para ser respeitado pelos poderosos da Paraíba, quando ele defendia os direitos de um pobre canavieiro ou desabrigado. Testemunho, sem medo de errar, Simão foi um dos mais completos parlamentares que passaram tive a honra de conhecer e essa homenagem é mais que justa, é necessária”, concluiu Tião Gomes, vice-presidente do Legislativo Estadual.

Deixe um comentário