Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Pet Scan: Convênio da Prefeitura da Capital com Hospital Laureano oferece exames de última geração

Através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Hospital Napoleão Laureano, o serviço público de saúde na Paraíba dá um importante passo para o diagnóstico no câncer, permitindo um tratamento mais ágil da doença. Trata-se da utilização do Pet Scan oncológico, um equipamento de última geração, que terá o seu primeiro exame realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quarta-feira (12), às 12h.

O novo convênio, firmado através do SUS, permitirá a realização de 48 exames por mês, beneficiando dezenas de pacientes com acesso a um equipamento novo e de alta qualidade clínica. “A Prefeitura de João Pessoa já tem pactuado com o Laureano várias ações na área da oncologia e, através de uma repactuação, foram resolvidas pendências por uma portaria do Ministério da Saúde, com a inclusão desse novo equipamento Pet Scan. O primeiro exame desse tipo disponibilizado pelo SUS aqui na Paraíba será realizado nesta quarta-feira. Se trata do primeiro credenciamento e certamente vai fazer muita diferença na vida de quem precisa”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Margareth Diniz.

O Pet-CT oncológico é um exame por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). “Aguardávamos com expectativa esse convênio entre a Prefeitura de João Pessoa e o Hospital Napoleão Laureano, que chegou em boa hora para reforçar o atendimento e o acesso as pessoas que dependem dessa nova tecnologia. Esse é um exame complexo, onde se faz a varredura do corpo inteiro para detectar as possíveis anomalias nas células”, destacou Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano.

Pet Scan – É um exame de imagem similar à tomografia computadorizada, com a máxima capacidade de identificar alterações nas células em estágios muito iniciais. Esse teste é de extrema importância para o diagnóstico de linfoma, pois aponta onde há linfonodos alterados, indicando o estadiamento da doença. Esse estadiamento é o processo para determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa.

Deixe um comentário