Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cidadania e PSDB ficam mais próximos de anunciar federação partidária: “O movimento andou mais”, diz Roberto Freire

As negociações envolvendo a formação de uma federação partidária que englobe o Cidadania e o PSDB estão avançando e, segundo matéria do Valor Econômico, as siglas devem anunciar até meados de fevereiro a formação da referida federação.

Os presidentes nacionais das duas legendas, Roberto Freire (Cidadania) e Bruno Araújo (PSDB), reuniram-se na noite da última terça-feira em Brasília para tratar do assunto.

“Pelo andar da carruagem, parece que não vai ter nenhuma outra alternativa. O movimento para a federação andou mais”, disse Roberto Freire em entrevista ao Valor Econômico.

A união entre os dois partidos teria como nome preferencial na corrida pelo Palácio do Planalto o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e com isso o Cidadania retiraria a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira.

O Cidadania vai reunir a Executiva Nacional até o dia 19 de janeiro para definir posicionamento sobre o tema. Depois, o partido vai deliberar sobre a criação da federação em encontro do diretório nacional. A Executiva do PSDB deve se reunir até o dia 25 de janeiro.

Vale ressaltar que a federação encontra impasses regionais pontuais. Na Paraíba por exemplo o Cidadania do governador João Azevêdo não dialoga com o PSDB. A nacional deixou claro porém que prevalece nos estados uma ‘regra de ouro’ que faz com que o comando das legendas fique sob responsabilidade do grupo quem tem governadores nos estados. Desta forma o Cidadania na Paraíba comandaria os federados, já que esta é a sigla de João Azevêdo.

Deixe um comentário