Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Maiores de 18 anos com apenas uma dose não poderão frequentar estabelecimentos

A diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Aline Grisi, comentou em entrevista ao programa 60 minutos da Arapuan FM, que a prefeitura irá se reunir com representantes dos sindicatos dos bares, restaurantes, teatros, casas de shows, cinemas e outros para apresentar uma nota técnica que irá nortear os estabelecimentos a cumprirem o decreto do governo do Estado que estabelece o passaporte vacinal na Paraíba.

“Teremos uma quantidade maior de fiscais, iremos aumentar a fiscalização em bares e restaurantes e vamos começar a seguir a regulamentação do passaporte da vacina, que saiu hoje. De antemão iremos realizar uma reunião para entregar uma nota técnica que diz tudo o que vai ser cobrado em relação ao cartão de vacina, se será cobrada uma ou duas doses. Vamos apresentar uma nota técnica, porque iremos começar com um corpo maior para fazer essa fiscalização”, disse.

O passaporte já está valendo a partir de hoje, data da publicação do decreto, porém como ainda haverá a reunião para orientação, a diretora destaca que todos os estabelecimentos estarão com a nota técnica em mãos até sábado e que a partir de segunda-feira será realmente cobrado o passaporte. “Os shows já vêm cumprindo, mas todos os segmentos tem que cumprir. Vamos orientar como será essa cobrança para que eles possam entender e explicar aos clientes para que ninguém saia prejudicado. A responsabilidade vai ser dos estabelecimentos. Se chegar e tiver algum cliente em pé, sem máscara, ele será penalizado e se após notificação houver reincidência, levará a ser interditado por sete dias”, ressaltou.

Aline destacou que a nota técnica não muda nada do que estabelece o decreto, apenas descreve para uma melhor compreensão. “Por exemplo, pessoas acima de 18 anos com apenas uma dose não serão aceitas. Apenas quem tiver abaixo de 18 e não chegou ainda a data da sua segunda dose. Mas quem tem acima disso, precisará apresentar o cartão com o ciclo completo”, destacou.

De acordo com a diretora, João Pessoa tem 86% de vacinados com o esquema vacinal completo de duas doses, porém 60 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose.

Além da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação, Aline ratifiou que o uso de máscaras continua obrigatório e é essencial. “Estamos com a Ômicron, uma variante nova, e não sabemos como vai se desenvolver na nossa cidade. Só pode tirar a máscara quando sentado na mesa e a fiscalização está seguindo o decreto, se chegar e tiver pessoas em pé, sem máscara, o estabelecimento vai ser punido”, disse.

Redação Paraíba.com.br

Deixe um comentário