Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy destaca importância da atuação dos médicos veterinários

Hoje, dia 9 de setembro é comemorado dos profissionais que atuam no cuidado dos animais. “Quero parabenizar e saudar esta categoria composta por milhares de profissionais que são tão importantes na garantia da saúde dos animais, do meio ambiente e da população” destacou.

Ruy Carneiro aproveitou para reforçar o compromisso com a categoria. “Mantenho meu empenho na construção de políticas públicas para aumentar os espaços de atuação profissional, assim como contribuir com todos que lutam diariamente em favor da causa animal”, enfatizou.

O deputado é autor da Cartilha Animal que orienta instituições e ONGs a conseguirem apoio federal e a liberação de recursos, assim como foi autor de emenda parlamentar de R$ 1 milhão pra a construção do Hospital Veterinário de João Pessoa e deve também contribuir para iniciativas semelhantes em outras cidades da Paraíba.

A medicina veterinária tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde dos animais. É o médico veterinário que pode assegurar a segurança da saúde dos animais em geral. Assim como também garantir a produtividade dos rebanhos, diminuindo o risco de transmissão de doenças de caráter zoonótico ao homem e proporcionando-lhe alimento de melhor quantidade, contribuindo para promoção e preservação da saúde humana.

O termo saúde pública veterinária foi utilizado oficialmente pela primeira vez em 1946, e compreende todos os esforços para a prevenção da doença, proteção da vida, e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano.

No Brasil, a quantidade de médicos-veterinários aumentou de 111,2 mil em 2017, para 145,6 mil em novembro de 2020, um crescimento de 34,3 mil de médicos-veterinários em três anos. Na Paraíba, são 1439 profissionais em atuação, segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária. O médico veterinário pode utilizar os conhecimentos, técnicas e recursos da medicina veterinária em pelo menos cinco funções: relacionadas exclusivamente com saúde animal; de caráter eminentemente biomédico; de administrador em saúde pública e, atuação na clínica de pequenos animais em saúde pública.

Deixe um comentário