Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Paraíba recebeu dois lotes de vacinas CoronaVac que foram suspensos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou neste sábado (4) a interdição cautelar de 25 lotes da vacina contra a covid-19 Coronavac envasados em uma planta de produção não inspecionada. A distribuição e a aplicação das 12.113.934 doses exclusivamente destes lotes estão proibidas por até 90 dias, enquanto as demais seguem com uso liberado no País.

O Instituto Butantan se pronunciou em nota após a interdição e declarou que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo” e que o próprio instituto alertou a agência por “extrema precaução”.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES-PB), informou que a Paraíba recebeu dois lotes da vacina que foram suspensos pela Anvisa e notificou os municípios sobre a suspensão da aplicação desse imunizante de acordo com as recomendações da agência e do Ministério da Saúde. A orientação é que as cidades que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal.

De acordo com a secretaria, dos lotes que sofreram interdição cautelar pela Anvisa, dois chegaram à Paraíba: o L202106038 (01 dose) recebido no mês de julho e o 202107101H (02 doses), recebido no mês de setembro. A SES distribuiu um total de 13.220 doses.

Confira a íntegra do informe da SES-PB:

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi notificada da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em suspender, de forma cautelar, a distribuição e o uso de alguns lotes da vacina Coronavac/Butantan.

Diante da informação, a SES destaca iniciou o processo de notificação aos municípios sobre a suspensão da aplicação desse imunizante de acordo com os lotes recebidos. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que aqueles municípios que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal.

Dos lotes suspendidos pela Anvisa, dois chegaram à Paraíba: o L202106038 (01 dose) recebido no mês de julho e o 202107101H (02 doses), recebido no mês de setembro. A SES distribuiu um total de 13.220 doses.

A SES aguarda orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) à respeito da condução daquelas pessoas que podem ter sido vacinadas com as doses destes lotes.

WSCOM

Deixe um comentário