Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Corujinha anuncia caravana de serviços por toda cidade

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, o vereador licenciado João Corujinha, anunciou mais uma importante ação que amplia o acesso da população da capital a uma diversidade de serviços. A Caravana do Cuidar já tem início nesta segunda-feira (26).

Trata-se de um projeto itinerante que visa levar a diversos bairros uma roda de serviços de cidadania, facilitando o acesso à população. A primeira localidade a receber a iniciativa é a comunidade do Aratu, em Mangabeira VIII. Os atendimentos acontecem das 8h às 14h.

O primeiro dia da Caravana do Cuidar acontecerá em estrutura montada na Rua Praia do Aratu, ao lado do Condomínio Cidade Madura. Por lá, a SEDHUC estará realizando novos cadastros e atualização de dados no CadÚnico/Bolsa Família, e no Acessuas Trabalho; além de acompanhamento das famílias atendidas pelo programa Criança Feliz e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, informou que o projeto estará em uma comunidade diferente sempre às sextas-feiras. Na primeira etapa, serão contempladas oito localidades. “Nosso objetivo é chegar junto à população, estreitando os contatos, para facilitar o acesso e dar ainda mais celeridade ao atendimento das demandas”, explicou.

MAIS SERVIÇOS – Para ampliar a oferta de serviços oferecidos na Caravana do Cuidar, a SEDHUC contará com o apoio da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda (Setrab); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP); e do Procon-JP.

A SETRAB fará inscrições para curso de empregabilidade. A SMS estará presente com ônibus do Consultório na Rua, onde será possível fazer testagem rápida da COVID-19 e vacinação da Influenza (gripe); e ainda com uma van para atendimentos de orientação de saúde bucal. Já o Procon-JP atenderá demandas relacionadas à defesa do consumidor. A SEPP, por sua vez, está ajudando nas articulações junto às comunidades.

DOCUMENTAÇÃO – Alguns serviços necessitam de documentos específicos. Para adiantar o atendimento, é importante que as pessoas interessadas se dirijam ao local portando todos eles. Para cadastro no CadÚnico/Bolsa Família, por exemplo, é preciso apresentar versões originais do RG; CPF; Carteira de Trabalho; declaração escolar atualizada; comprovante de residência; certidão de nascimento/casamento ou averbação; e título de eleitor.

Já o programa Acessuas Trabalho focará no público do Jovem Aprendiz – com idades de 14 a 22 anos. Para se inscrever, são necessárias as cópias do RG; CPF; Carteira de Trabalho (pode ser a digital); declaração escolar atualizada; Cartão NIS (caso possua), cartão do Bolsa Família, folha resumo e/ou comprovante de renda; Cartão SUS; comprovante de residência; e currículo.

Deixe um comentário