Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Tovar pede cancelamento de recesso na ALPB: “Não é justo calar a voz dos paraibanos por 30 dias”

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou nesta, terça-feira (15), durante sessão ordinária, requerimento que pede o cancelamento do recesso parlamentar do meio do ano na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Para Tovar, não é justo que os deputados tirem férias enquanto profissionais de diversas áreas, principalmente da saúde, sofrem estafa no atendimento à população e outros paraibanos enfrentam dificuldades financeiras por falta de trabalho.

“É hora da Casa Epitácio Pessoa mostrar grandeza, sensibilidade e empatia com os todos profissionais que não tiram férias há mais de um ano. É hora da classe política entender que o desafio é o de permanecer ao lado da população até quando a pandemia perdurar. Esta Casa precisa está ativa para cobrar ações do Governo do Estado, fazendo a defesa dos interesses da cidadania. Enquanto tiver um enfermeiro, um maqueiro, um médico emendando plantão um no outro, não faz sentido ter deputado tirando recesso”, destacou Tovar.

Convocação – O deputado também voltou a cobrar a inserção na ordem do dia dos requerimentos que pedem a convocação dos secretários de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, e do Planejamento e Gestão, Gilmar Martins de Carvalho Araújo, para que prestem esclarecimentos sobre a redução do número de leitos nos últimos anos na Paraíba e sobre o planejamento para compra e manutenção de oxigênio nos hospitais regionais, além da não aplicação de recursos enviados pelo Governo Federal.

“Precisamos ouvir os secretários. Como membro titular da Comissão de Acompanhamento a Execução Orçamentária, peço essa discussão com os secretários que precisam explicar pontos dos últimos relatórios de Tribunal de Contas que afirmam que o Governo do Estado gastou apenas 39% dos recursos enviados pelo Governo Federal. Quantas vidas não seriam salvas se a aplicação dos recursos tivesse chegado em forma de mais leitos, de hospitais de campanha, de respiradores, de melhoria de qualidade de trabalho para os servidores”, indagou o deputado.

Leitos – Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostram que mesmo com a instalação de 166 novos leitos em 2020, a quantidade da Paraíba diminuiu 20% entre 2011 e 2020. O número de leitos de internação – aqueles destinados a quem precisa permanecer em um hospital por mais de 24 horas – do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado da Paraíba diminuiu de 8.066, em 2011, para 6.457, em 2020.

De 2011 até 2020 a Paraíba perdeu 1.609 leitos. Foram abertos 174 leitos durante a pandemia, mas o déficit ainda é de 1.435 leitos no estado. Mesmo com a habilitação de 166 novos leitos para atender pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19, nos últimos meses, a Paraíba registrou uma diminuição de 20% no número de leitos.

 

Deixe um comentário