Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura inicia operação de zeladoria e manutenção urbana em quatro bairros da capital

Os moradores do Cristo, Rangel, Bancários e Cidade Universitária vão contar, em breve, com ruas mais limpas, organizadas, iluminadas e arborizadas. Isto será possível por meio da mega operação de zeladoria urbana iniciada na manhã desta quinta-feira (29) pela Prefeitura de João Pessoa e que deve percorrer toda a cidade. Ao todo estão mobilizados 150 agentes e 30 veículos como caminhões e tratores.

“Nós conseguimos regularizar toda a coleta de lixo de rotina e estamos tendo a oportunidade de realizar a partir de hoje esta grande operação que vai trazer um cuidado real para a cidade. Cuidar de todos os detalhes da cidade é a função da gestão e, além de querermos fazer, nós sabemos fazer”, afirmou o prefeito Cícero Lucena, que autorizou o início dos serviços no Cristo, ao lado do Almeidão.

Os trabalhos envolvem várias secretarias e pretende reforçar as ações de limpeza, infraestrutura, meio ambiente e o cuidado urbano e social. De acordo com o vice-prefeito Leo Bezerra, os serviços vão garantir maior bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. “Viver em uma cidade limpa e bem cuidada é essencial para o conforto e a saúde, e é isso que queremos. Nosso objetivo é sempre fazer mais pela população”, afirmou.

Neste período, o bairro vai receber ações de tapa-buraco, limpeza de galerias de águas pluviais, terraplanagem de ruas e substituição de lâmpadas com problemas, todas sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Ao mesmo tempo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizará a manutenção de equipamentos, poda e paisagismos de praças.

No que se refere à limpeza, ficará cargo da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) a coleta de resíduos, capinação, roço, varrição, retirada de areia de meio-fio das vias pavimentadas, pintura de meio-fio, retirada de lixo em terrenos baldios e de resíduos de poda de árvores. Praças e prédios públicos, a exemplo de creches, escolas e unidades de saúde da família também entram na programação de limpeza.

Já os profissionais do Viveiro Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), promoverão o plantio de mudas de árvores nativas e ações de educação ambiental.

Social – Apesar do foco na zeladoria, a operação não vai descuidar do aspecto social. Durante os trabalhos, equipes da Secretaria do Desenvolvimento Social irão abordar moradores dos bairros visitados oferecendo apoio psicológico e de assistência social, além de realizar cadastros em programas da gestão municipal como o Apoio Universitário e Balcão de Direitos.

Presença – O início dos trabalhos foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley,e pelos vereadores Mangueira, Elisa Virgínia e Bruno Farias.

Deixe um comentário