Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Pessoa avança imunização com 2ª dose da vacina contra a Covid-19 para o grupo com 76 anos ou mais

A Prefeitura de João Pessoa continua com a aplicação exclusiva de segunda dose da vacina Coronavac/Butantan e passa a atender as pessoas com 76 anos ou mais, neste domingo (17). Serão sete postos de imunização – cinco ginásios (8h às 12h), e dois do tipo drive thru (9h às 15h) instalados no Ronaldão (Cristo) e no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube).
É preciso lembrar que, devido à limitação de doses do imunizante, que é adquirido e distribuído pelo Ministério da Saúde, as pessoas precisam estar atentas para a faixa etária a ser atendida e só buscarem a segunda dose da vacina, se tiverem tomado a primeira dose do imunizante do Instituto Butantan antes do dia 21 de março.
A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de vários outros órgãos das administrações municipal e estadual, está oragnizando o atendimento para evitar desinformação. As orientações estão nos canais oficiais da Prefeitura na internet e redes sociais.
O secretário de Saúde, Fábio Rocha, tem reiterado as orientações e o pedido para que as pessoas que estejam dentro do grupo previsto para cada dia possam procurar os postos de vacinação com tranqüilidade, sem pressa ou preocupação em conseguir tomar a dose de reforço. “O quantitativo de doses disponível é o suficiente para o grupo prioritário convocado para vacinação a cada dia. Se alguém tentar se antecipar, infelizmente, pela limitação de doses, não poderemos atender. A organização é nossa mas a vacina vem do Governo Federal”, explicou.
A Secretaria de Saúde continua cadastrando os usuários – pelo aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br – para contribuir com o fluxo da vacinação, organizando a distribuição de doses e evitando a aglomeração. O órgão esclarece, porém, que as pessoas com 76 anos ou mais que irão se vacinar neste final de semana caso não consigam realizar o cadastramento, serão atendidos e orientados no próprio local de vacinação.
Com o cadastramento dos usuários pelo aplicativo, será possível agilizar o atendimento que passará a acontecer prioritariamente através de agendamento, com o objetivo de evitar longa espera e problemas com aglomerações nos postos de vacinação. Após o cadastramento, o cidadão irá receber uma mensagem sobre a abertura de agendamento para o seu grupo prioritário, permitindo que ele saiba horário e local para tomar a primeira ou segunda dose.
Lançado no fim de março, o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ tem por objetivo agilizar o atendimento e reduzir as filas nos postos de vacinação. A população pode baixar o aplicativo de forma gratuita para smartphones com sistema operacional Android.

*Documentação exigida* – Quem for tomar o reforço é imprescindível levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação com a primeira dose, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

*Transporte gratuito* – As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo da Paraíba. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Neste final de semana, os postos de vacinação também estão recebendo doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídas com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a posterior distribuição é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Lembrando que a doação é um ato espontâneo e pessoal, não havendo nenhuma imposição. Aquelas pessoas que quiserem doar, mesmo que não estejam indo se vacinar, também será bem vinda a sua doação.

Postos de vacinação (2ª dose)

*Ginásios – 8h às 12h*

*Distrito Sanitário I*
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

*Distrito Sanitário II*
Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

*Distrito Sanitário III*
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

*Distrito Sanitário IV*
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

*Distrito Sanitário V*
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

*Drive thru (9h às 15h)*
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Ginásio O Ronaldão (Cristo)

Deixe um comentário