Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

ANÁLISE: No governo Bolsonaro, a Paraíba é reinserida “no mapa” do Palácio do Planalto

A Paraíba recebe quatro ministros de Estado em menos de 15 dias. O primeiro foi o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no dia 16 de abril, juntamente com o ministro do Turismo, Gilson Machado. Ontem, foi a vez do ministro da Educação, Milton Ribeiro e nesta quinta-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, desembarca no Estado. Um marco de fundamental importância para a Paraíba. Detalhe: os dois ministros que já estiveram no Estado se reuniram com o governador João Azevêdo (Cidadania) e Rogério Marinho, também, tem um encontro marcado com o chefe do Executivo Estadual.

João Azevêdo recebeu o ministro da Educação, Milton Ribeiro, no Palácio da Redenção.

Apesar das divergências políticas entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e João Azevêdo, é importante destacar a relação republicana e institucional estabelecida pelo Governo Federal.  O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, fez o reconhecimento público, ao ressaltar a correção do Planalto com a Paraíba, no tocante a insumos e recursos destinados. O governador também enalteceu o papel institucional desempenhado pelo Palácio do Planalto, embora tenha criticado a postura pessoal do presidente na condução da pandemia

Para chegar a esse grau de maturidade, é preciso registrar, no entanto, que essa relação só está sendo possível por causa do articulação exitosa da bancada federal paraibana, que trabalha construindo pontes entre Palácio do Planalto e o Palácio da Redenção. Diferente de outrora, onde parlamentares trabalhavam para afastar o governo central da Paraíba, a bancada paraibana reinseriu o Estado no “mapa” de ações e atenção do Governo Federal. Um novo paradigma político que deve render frutos para a tão necessitada Paraíba.

Deixe um comentário