Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Carnaval e variantes do vírus aumentaram casos de Covid-19 entre jovens, diz secretário

Geraldo Medeiros, secretário de Saúde do Estado

“É uma triste realidade, já alertávamos os paraibanos em relação ao cenário que teríamos não só devido ao carnaval, mas também ao veraneio. São elementos que estão contribuindo para essa avalanche de casos novos na Grande João Pessoa”, foi o que disse o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista nesta segunda-feira (8), ao programa Paraíba Verdade, da Arapuan FM.

De acordo com Medeiros, inicialmente se tinha dados de que a doença atacava mais os idosos e os jovens ficaram despreocupados. “Porém hoje o perfil, com a circulação comunitária das variantes do Amazonas P1 e do Rio de Janeiro P2, o vírus tem um poder de propagação maior, adoecem mais pessoas e morrem mais pessoas”, destacou.

“Temos hoje um perfil de pacientes que não tínhamos no início da pandemia, que são os jovens que achavam que não adoeciam, ou que, se se contaminassem, teriam apenas uma ‘gripezinha’, não é a realidade atual. Muitos jovens estão intubados e morreram em decorrência dessas aglomerações em bares, restaurantes, festas clandestinas, em casa de familiares e amigos, todas as situações que aglomeraçm e aproximam as pessoas. Esse é o cenário do veraneio na Paraíba”, disse.

De acordo com o secretário, as pessoas enfrentaram a pandemia como se nada estivesse ocorrendo e agora há vários relatos de pessoas que foram para a orla de João Pessoa, ou praias que são destinos turísticos como Pipa, no Rio Grande do Norte, ou Pitimbu e Jacumã, no Litoral Sul da Paraíba. “Infelizmente temos vários relatos de pessoas que foram para casas de veraneio, se reuniram em casa de amigos e muitas pessoas morreram em decorrência principalmente das variantes em circulação na Paraíba”, concluiu.

Paraiba.com

Deixe um comentário