Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura orienta sobre cuidados que idosos devem ter antes de sair de casa para se vacinar

A Prefeitura de João Pessoa segue com o cronograma municipal de imunizações contra a Covid-19 nesta sexta-feira (19), com a vacinação de idosos acima de 70 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça para alguns cuidados que o público-alvo deve ter antes de se dirigir a um dos pontos de imunização espalhados pela Capital, como a atenção com a alimentação e com os medicamentos de uso diário.

De acordo com a diretora do Distrito Sanitário IV, Katherine Kathlen, os idosos estão chegando aos locais de vacinação muito ansiosos e emocionados com oportunidade de tomarem a vacina. Por isso, alguns deles acabam chegando muito cedo e esquecem de tomar um bom café da manhã e tomar seus remédios de uso contínuo.

“O que a gente pede é que o idoso tome sua medicação, que tome um café da manhã reforçado. Não há a necessidade de chegar às 04h30, 05h da manhã, porque o local de vacinação não abre antes das 08h. O processo é rápido e nós só saímos quando aplicamos a última vacina nos idosos. Além disso, o ideal é que levem um acompanhante, pois todos ficam muito emocionados após a vacinação”, explicou Katherine.

Além disso, são necessários todos os cuidados relacionados à pandemia de Covid-19, como o uso de máscaras, uso de álcool 70 ou em gel, além do distanciamento. Os pontos de vacinação, sejam eles em escolas ou drive thru, já foram preparados para evitar aglomerações.

Cuidado – Em todos os pontos de vacinação espalhados pela Capital, a Prefeitura disponibilizada uma equipe completa para auxiliar aos idosos em caso de necessidade. São médicos e enfermeiros de prontidão para prestar atendimento caso alguém necessite.

Nesta sexta – O plano de imunização continua nesta sexta-feira com a aplicação da primeira dose para os maiores de 70 anos nos pontos de vacinação em drive thru do Mangabeira Shopping, das 9h às 15h. Já nos ginásios das escolas municipais Castro Alves (Funcionários I), Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo Redentor), Dom Helder Câmara (Valentina Figueiredo), Leonel Brizola (Tambauzinho) e no Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe), a vacinação ocorre das 8h às 12h.

O posto localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, continua recebendo idosos e trabalhadores de saúde para a segunda dose da vacina. O horário de atendimento nesse posto é das 9h às 15h. Nesta quinta-feira, foram aplicadas 558 doses de reforço.

Documentação – Todas as pessoas terão de apresentar um documento com foto e o comprovante de residência em João Pessoa. Os que vão tomar a segunda dose, também devem apresentar o cartão de vacina Covid com a primeira dose. Já os trabalhadores de saúde devem portar declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional e a cópia do cartão de vacina Covid com a primeira dose.

  • Texto: Allan Hebert
    Edição: Neide Donato
    Fotografia: Niaranjan do Ó e Kleide Teixeira

Deixe um comentário