Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Em participação online, Cícero reforça medidas contra a Covid-19 e anuncia nova secretaria durante abertura dos trabalhos da Câmara

 

O prefeito Cícero Lucena participou, na manhã desta terça-feira (23), da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para o ano de 2021. O discurso foi realizado de forma online, como medida para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19. Na ocasião, ele fez um balanço dos primeiros dias da gestão, reforçou ações de combate ao vírus e a necessidade de engajamento da população, e anunciou a criação da Secretaria Municipal de Integridade e Governança. Ainda foram anunciados o líder e vice-lider da bancada governista na Casa de Napoleão Laureano, os vereadores Bruno Farias e Bosquinho, respectivamente.

“A iniciativa da Câmara de fazer esta abertura de forma virtual é a renovação do nosso compromisso. Todos devem fazer sua parte, manter as práticas de higiene e de distanciamento. É algo que devemos ter como prática e estimular os outros a fazer o mesmo. É com essa responsabilidade que a Câmara inicia os seus trabalhos, momento em que renovo nossa parceria, muito importante para nos ajudar, analisar nossas mensagens em um momento que precisamos de ação para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito Leo Bezerra, que foi vereador até a última legislatura, falou sobre a participação nesse processo, desta vez como parte do Executivo. “Tivemos a oportunidade de fazer uma série de anúncios que farão diferença na vida da população e por isso é motivo de satisfação fazer parte desta gestão. Estamos vivendo uma crise sanitária, tomando todas as medidas cabíveis e necessárias e esperamos contar com cada um, desde os vereadores até a população”, afirmou.

Entre as novidades anunciadas pelo prefeito em seu discurso está a criação da Secretaria Municipal da Integridade e Governança, que tem o objetivo de implantar uma política de compliance na gestão. A pasta será comandada pelo contador público federal Kleber Marques, que possui em Especialização Perícia Contábil e Compliance Anticorrupção, com experiência na coleta e divulgação de informações sobre a realidade orçamentária, econômica, financeira e contábil de diversas instituições federais.

O discurso também foi oportunidade para o gestor destacar o grande esforço da gestão no combate à Covid-19. Cícero ressaltou o momento de grande transmissibilidade e a gravidade detectada nos novos casos. “Cientes de nossa responsabilidade, ampliamos a frota de ônibus no horário de pico, determinamos que as UPAs voltassem a atender apenas casos de COVID-19 e estamos mais que dobrando nos próximos dias o número de UTIs na capital. São mais 60 ao todo. Também estamos implantando cinco usinas de oxigênio para atender a demanda das nossas Unidades de Saúde e evitar o caos que ocorreu em outras cidades”, listou o prefeito.

Balanço – Em sua fala aos vereadores e à Mesa Diretora da Casa de Napoleão Laureano, Cícero ainda fez um balanço, prestando conta das ações realizadas pela gestão nesses quase dois meses. O gestor destacou os esforços para retomada do programa João Pessoa Sustentável. Entre as ações envolvidas, ele destacou o Centro de Inteligência da Cidade, que será o cérebro de gestão inovadora e ágil na prestação de serviços à população, e o antigo Lixão do Róger, que vai, após 16 anos de abandono, ser transformado em um parque sócio-ambiental, com diversas opções de lazer.

Cícero ainda destacou a criação do Metro+, o novo consórcio com 12 municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, ampliando o diálogo e a cooperação para solução de problemas. Na área de habitação, o gestor ressaltou a entrega de 192 apartamentos no Residencial Vista do Verde I, para 800 pessoas que viviam em situação de risco e insalubridade.

“Na Educação garantimos vagas para todos e o resultado foi mais de 10 mil novos alunos que chegaram a Rede, superando a marca de 70 mil matrículas, retomando o índice de 17 anos atrás. Também destravamos as reformas de 45 escolas que se encontravam fechadas, correspondendo a quase metade da Rede Municipal de Ensino”, informou o gestor. Na área da Ação Social, foi lembrada a entrega do Restaurante Popular Fábio Fernandes Fonseca, na Maciel Pinheiro. O equipamento garante 1300 almoços diários ao preço de R$ 1 e garantiu uma economia aos cofres públicos de R$ 700 mil ao ano, o que poderá garantir mais 120 mil refeições ao ano.

Mesmo em tempos de dedicação total ao combate à Covid-19, o município também tem olhado para as diversas áreas da saúde. As novidades são a implantação do Prontuário Eletrônico e a entrega do medicamento em casa para os pacientes de doenças crônicas. Além disso, foi dado início ao Programa Saúde da Mulher, que terá um novo Plano de Rastreamento Mamográfico. O Hospital Santa Isabel passará em breve a ser referência no atendimento de mastologia, realizando exames e procedimentos especializados na área. Também foi retomado por meio de convênio com o Hospital da Unimed, os transplantes de coração, fígado e rins.

A parceria permanente com o Governo do Estado foi outra marca da gestão que já traz frutos para a cidade. Entre as ações está a identificação e fechamento de ligações clandestinas na rede pluvial: o Projeto Praia Limpa. A Orla e o Centro Histórico também passaram por um processo profundo de limpeza e ordenamento, assim como toda a cidade foi beneficiada com uma operação especial de limpeza e ordenamento.

Deixe um comentário