Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Polêmica com evangélicos: Secretário de Saúde peca nas palavras, mas acerta no mérito

Sou evangélico e, em nenhum momento, me senti ofendido com as palavras do secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, sobre o comportamento de determinadas igrejas evangélicas que, de certa forma, contribuem para a disseminação do vírus. Pelo simples fato de não me encaixar no perfil aludido por Fábio. Refuto a forma generalizada, desproporcional e desrespeitosa do discurso do secretário. Extrapolou o limite do bom senso e do equilíbrio, requisitos esperados de todo gestor público. Errou na forma (deve se retratar), mas não errou no mérito.

A fala, no entanto, revela um fato incontestável: algumas igrejas evangélicas estão, sim, desrespeitando todos os protocolos de combate à Covid-19. As redes sociais estão aí para provar o flagrante descumprimento das regras sanitárias. Igrejas superlotadas, com a maioria das pessoas sem, sequer, usar máscaras. Um descalabro, um desrespeito, falta de compaixão, de empatia com o próximo, e porque não dizer, atitudes incompatíveis com os ensinamentos bíblicos. As escrituras nos ordenam obedecer as autoridades (Romanos 3:1 e 2). As igrejas que estão desrespeitando os decretos estabelecidos pelas autoridades transgridem as leis dos homens e a palavra de Deus.

É importante ressaltar que, apesar de infeliz, o discurso do secretário não caracteriza nenhum tipo de perseguição aos evangélicos, como muitos líderes vociferam nas redes sociais. O ataque foi direcionado às igrejas evangélicas porque, de fato, infelizmente, são as que têm dado mau exemplo e fazem questão de publicizar nas redes sociais a má conduta, numa espécie de afronta inconsciente ou até mesmo consciente. A igreja de Cristo deve ser exemplo na terra, deve ser sal e luz como ensina Jesus. É inegável o papel da igreja, sobretudo, no cenário de pandemia. Porém, não custa nada obedecer “as regras do jogo” e viver em paz com os homens. (Romanos 12:18).

Deixe um comentário