Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cícero Lucena inicia operação de limpeza urbana no bairro Cidade Verde e visita Aterro Sanitário Municipal

 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, autorizou, na manhã desta segunda-feira (4), o início de uma operação especial de limpeza no bairro Cidade Verde. A ação, realizada pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e inclui coleta de lixo, limpeza das ruas e capinação. Mais cedo, o gestor ainda visitou o Aterro Sanitário Municipal para verificar os procedimentos e conversar com catadores sobre as condições de trabalho.

“Esta operação tem como objetivo identificar pontos críticos da cidade e realizar um trabalho intensivo de limpeza e recuperação. Começamos hoje por todo o bairro cidade verde e logo em seguida vamos levar a outras localidades com focos de acúmulo de lixo levando mais dignidade para o dia a dia da população”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
A operação tem início com 132 agentes divididos em cinco equipes espalhadas pelo bairro. Para o trabalho serão utilizados sete caçambas e dois caminhões abertos, além de retro escavadeiras.
Os moradores do bairro aprovaram a iniciativa. “Estávamos precisando de olhar mais próximo por parte da prefeitura e achamos a iniciativa muito importante para melhorar nossa qualidade de vida”, afirmou o porteiro Niedson Menezes, de 31 anos.

Aterro

O prefeito Cícero Lucena iniciou o dia com uma visita ao Aterro Sanitário, que recebe todo o lixo produzido na capital e mais seis municípios. A instalação foi criada há 18 anos, na sua segunda gestão, quando também fechou o Lixão do Roger.

Uma necessidade prioritária, observada pelo gestor, é a ampliação da coleta seletiva. Além de permitir renda às famílias, também vai contribuir com a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário, que é estimada em 25 anos. “Acompanhamos a operação e a qualidade do tratamento e tivemos a visão de que o projeto que deixamos trouxe uma grande contribuição para o ambiente. Pretendemos investir com força total em educação ambiental e na ampliação dos postos de coleta”, adiantou o gestor.

Após a vistoria, o prefeito teve um encontro com membros da Astramare, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, de quem ouviu pleitos e exposição de dificuldades, potencializadas nesse período de pandemia do Covid-19. A entidade reúne 176 trabalhadores, que retiram do lixo o material reciclável que é vendido aos processadores.

Os catadores receberam do prefeito Cícero Lucena o compromisso de buscar melhores condições de trabalho e maior rentabilidade com os recicláveis. O prefeito também viu a necessidade de levar ações sociais à categoria, como educação e qualificação profissional.

Agenda

O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito Léo Bezerra, do superintendente da Autarquia de Limpeza Urbana (Emlur) Ricardo José Veloso, secretário do Meio Ambiente, Welison Araújo Silveira, do secretário da Gestão Governamental, Diego Tavares, e o secretário de Comunicação Marcus Vinícius. Os vereadores Zezinho Botafogo e Emano Santos.

Deixe um comentário