Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura de João Pessoa inicia ação de limpeza e sanitização nos mercados públicos

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou, na noite desta sexta-feira (22), uma ação de limpeza e sanitização nos locais de comercialização de alimentos, começando pelo Mercado Central. Uma força-tarefa de diversas secretarias está envolvida no processo e deve se estender por todos os mercados e feiras livres nos próximos dias. Este é mais um compromisso da atual gestão para cuidar da cidade, com ações de zeladoria e limpeza que auxiliam diretamente na prevenção e saúde da população.

O prefeito Cícero Lucena lembrou que essa ação de limpeza nos mercados integra uma série de trabalhos de zeladoria que continuará sendo feita em todos os equipamentos públicos da cidade. “Nosso compromisso de cuidar da cidade segue firme e a sanitização dos mercados é mais um passo neste sentido”. E completou: “A manutenção dos equipamentos públicos e a zeladoria são prioridades na nossa gestão”, disse.

O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo Veloso, destacou que essa ação faz parte de um planejamento estratégico feito desde o início da gestão. “O prefeito Cícero Lucena pediu para fazermos um diagnóstico da cidade e traçar um planejamento para os próximos doze meses. E, através dele, identificamos os pontos onde havia a necessidade de uma intervenção mais enérgica por parte da Emlur. Essa ação de limpeza já aconteceu no Cidade Verde, no Valentina, no Centro Histórico e agora, esse olhar para cuidar dos nossos mercados públicos, começando aqui pelo Mercado Central”, afirmou.

“Estamos aqui com uma ação de zeladoria que envolve cerca de 20 agentes de limpeza e três carros-pipa. Foi feita toda a sanitização do Mercado Central, desde a parte interna dos galpões e boxes, e a externa, que inclui as ruas e paradas de ônibus. Essa ação faz com que os comerciantes trabalhem melhor e as pessoas tenham melhores condições de higiene para frequentar o mercado”, concluiu.

O gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, Nilton Guedes, ressaltou que essa ação de limpeza também previne contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Estamos numa pandemia de Covid-19, mas num momento também muito favorável para a propagação do mosquito Aedes aegypti, que transmite diversas doenças. Então, é fundamental que a população se conscientize e não jogue o lixo nas ruas. Esta é uma ação preventiva e também educativa, porque todas as pessoas que estão vendo devem seguir o exemplo e vão fazer o mesmo procedimento nos seus locais de convivência”, ressaltou.

Órgãos envolvidos – Participaram da ação as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Saúde (SMS) e Infraestrutura (Seinfra), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Operação Limpeza – Mais de 2.344 toneladas de resíduos foram retiradas de ruas e avenidas de 12 bairros de João Pessoa, por meio da Operação Limpeza, no período de 11 a 16 de janeiro. O resultado são vias mais limpas e higienizadas para a população, que estava convivendo com a sujeira de lixo domiciliar, entulhos e restos de poda nesses locais. Foram mais de 500 agentes de limpeza urbana envolvidos na ação, que faz parte do novo planejamento integrado anual de limpeza urbana, elaborado pela Emlur.

“O território da cidade de João Pessoa foi dividido em quatro lotes para possibilitar uma logística mais eficiente, contribuindo para a distribuição de equipamentos, agentes e também para a fiscalização dos trabalhos executados”, explica o superintendente da Emlur.
A primeira ação foi realizada nos bairros Castelo Branco, Expedicionários, Miramar, Tambauzinho, Torre, Muçumago, Paratibe, Valentina de Figueiredo, Mangabeira, Cidade Verde (Mangabeira), Costa e Silva e Ernani Sátiro.

Números:
1.268 toneladas de entulho
977,5 toneladas de lixo domiciliar
98,5 toneladas de poda
502 agentes de limpeza envolvidos
117,2 Km de vias capinadas
65 veículos utilizados

Deixe um comentário