Cícero Lucena anuncia nova sala cirúrgica para zerar demanda de procedimentos ginecológicos na maternidade Cândida Vargas

As mulheres que esperam na fila das cirurgias ginecológicas vão poder realizar em breve os procedimentos necessários. Isso porque o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, determinou a implantação de uma nova sala de cirurgias na maternidade Cândida Vargas, que deve zerar a espera. O local ainda vai ganhar um espaço específico para a preparação da alimentação parenteral. As medidas foram anunciadas na manhã desta terça-feira (5), durante visita à instituição.
Durante a atividade, o prefeito avaliou a estrutura e o atendimento da maternidade. “A área da saúde é um dos maiores problemas da cidade, agravado pela pandemia, mas também pela necessidade de colocar os equipamentos para funcionar de forma plena. Um gestor precisa ter a capacidade de enfrentar as questões emergenciais pensando no dia a dia e no futuro”, afirmou.
Atualmente, a alimentação parenteral na Cândida Vargas é produzida na sala de cirurgia. De acordo com o prefeito, uma unidade especial será aprontada para que esse alimento seja preparado de forma higiênica e esterilizada. Com isso, será possível liberar uma sala de cirurgia. “De imediato autorizei a compra dos equipamentos para preparar esta sala e zerar a demanda de cerca de 600 cirurgias ginecológicas reprimidas”, anunciou Cícero Lucena.

Projetos duradouros – Na visita, o prefeito ainda destacou projetos de suas primeiras gestões que permanecem em atividade. São os casos do programa Mãe Canguru, que levou a Cândida Vargas a ser premiada como maternidade amiga da criança pela Unicef. Atualmente, 16 mães estão hospedadas com seus filhos prematuros ou com risco de vida elevado como parte do programa. Ele destacou ainda o projeto Mãe Bebê, para crianças que precisam de UTI e a climatização das enfermarias, projeto pioneiro no país na época de sua aplicação.

Comentários

Blog do Anderson Soares - Todos os Direitos Reservados

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: