Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo entrega novos ônibus escolares que farão transporte de alunos de Mangabeira para Centro de Educação Integrada (CEI)

Alunos de oito unidades de ensino serão levados ao complexo educacional no contraturno das aulas regulares

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta terça-feira (22), seis novos ônibus escolares acessíveis que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) para o transporte dos estudantes das escolas municipais do bairro de Mangabeira até o Centro de Educação Integrada (CEI). O complexo educacional inaugurado neste ano oferecerá uma série de atividades no contraturno das aulas regulares para os alunos das oito unidades de ensino do bairro, garantindo educação integral dentro de um inovador modelo implantado pela atual gestão. Com o CEI, João Pessoa chega a 40% de seus alunos estudando em tempo integral.

“O CEI vai oferecer um novo modelo de educação em João Pessoa, promovendo a integração dos alunos das oito escolas municipais do bairro de Mangabeira no contraturno das aulas. E estes novos ônibus escolares servirão para garantir o acesso das crianças, fazendo o transporte delas entre as escolas e o CEI, onde farão as refeições e diversas atividades esportivas, culturais, educativas e de reforço”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.

O CEI oferecerá, diariamente e simultaneamente, mais de 30 oficinas em diversas áreas aos alunos de Mangabeira e Cidade Verde. No espaço, há salas de línguas, como português, inglês e espanhol, de matemática, literatura e artes, biblioteca, auditório, telecentro, sala de corpo e movimento, de dança, de música, robótica e multimídia. O complexo também conta com uma horta e salas de educação ambiental e de práticas ecoalternativas.

As atividades acontecerão no turno oposto às aulas dos alunos, ou seja, pela manhã o aluno assiste aula regular na unidade de ensino de origem e, à tarde, vai para o CEI, onde participará das oficinas. Já quem estuda no período da tarde na escola de origem, frequentará o CEI no turno da manhã. Dessa forma, as crianças terão todo o dia ocupado com atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer. “Ao acabarem as aulas no turno da manhã nas escolas, os ônibus pegam os alunos e trazem para o CEI, onde eles almoçarão e, em seguida, realizarão uma série de atividades. Quem estuda à tarde, inicia o dia no CEI, e após almoçar, é levado pelos ônibus escolares para suas escolas”, explicou a secretária de Educação, Edilma Freire.

Além das salas e laboratórios onde ocorrerão as aulas e oficinas, o novo equipamento educacional é dotado também de ginásio poliesportivo e campo society, refeitório, cozinha industrial, área de atividades lúdicas, playground e Academia da Terceira Idade (ATI), além de um bloco administrativo. O CEI está localizado entre as ruas José Marcone Ramos da Silva e Irene Maria de Lira, no Cidade Verde.

Deixe um comentário