Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Senador Diego Tavares prestigia semana da Ciência e Tecnologia e discute com ministro projeto que vai investir quase R$ 1 bilhão para levar internet 5G às escolas de todo país

Senador paraibano, a convite do ministro Marcos Pontes, prestigiou a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre em Brasília

 

O Senador Diego Tavares (Progressistas), a convite do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, prestigiou a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, e que conta com 20 estandes distribuídos por 4 mil metros quadrados. Na oportunidade, Tavares conversou com o ministro sobre projetos e iniciativas que podem ser desenvolvidos na Paraíba, com destaque para o projeto relatado pelo paraibano e aprovado pelo Senado Federal que prevê investimentos de quase R$ 1 bilhão para levar internet de qualidade e em alta velocidade para as escolas de todo o país.

O ministro disse que o projeto relatado por Diego Tavares no Senado deve ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que garantirá o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para serviços de banda larga e investimentos na internet urbana e rural. A proposta obriga o Governo Federal a aplicar recursos do Fust para equipar todas as escolas, em especial àquelas da zona rural, com acesso à internet em banda larga até 2024.

“Acredito que precisamos cada vez mais ampliar os investimentos em ciência e tecnologia, de modo a transformar o Brasil num país ainda mais inovador e competitivo”, disse o parlamentar paraibano ao acrescentar: “vamos garantir um importante salto na educação, permitindo o acesso de tecnologia para nossas crianças, professores e toda a comunidade escolar, independentemente da localização, seja nos grandes centros urbanos ou mesmo na zona rural.”

Sobre a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou a importância de inspirar crianças e jovens para as carreiras científicas, as novas tecnologias e as profissões do futuro. Relembrando uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça que o inspirou quando criança, o ministro, que é astronauta, frisou a importância da interação entre famílias, cientistas e pesquisadores.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem exatamente esta ideia: que nossos pesquisadores, militares e cientistas possam conversar com o futuro do nosso país. No futuro, o cientista pode não se lembrar da conversa, mas a criança vai lembrar e muito daquilo. Esse é o objetivo, motivar jovens para as carreiras de ciência e tecnologia. A gente precisa dessas próximas gerações para transformar o Brasil através da ciência, tecnologia e inovações”, disse.

O evento, que é promovido desde 2004 e que termina no próximo domingo (13), debate, dentre outros assuntos, os desafios enfrentados este ano com a pandemia. O evento também pode ser conferido de forma online, por meio das plataformas de redes sociais.

Gabinete do Senador Diego Tavares
Assessoria de Comunicação
10 de dezembro de 2020

Deixe um comentário