Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Câmara de JP adquire terreno para nova sede e anuncia informatização do Plenario

A aquisição de um terreno para a construção da nova sede do Legislativo Municipal Pessoense, além da informatização do Plenário Senador Humberto Lucena, com a integração de painel e bancadas com tablets fixos. Isso foi o que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) anunciou, durante a sessão ordinária mista (presencial e remota) desta quarta-feira (18). Os recursos foram fruto de economia feita durante a atual administração.

A nova sede da CMJP será construída no espaço vizinho ao Anexo I do Legislativo, situado na Rua das Trincheiras, em frente à sede atual. A licitação para a compra do espaço já ocorreu e o terreno já foi adquirido.

“Zelamos pelo dinheiro público, tendo atenção à sua gestão. Adquirimos um terreno para um novo prédio da Casa, pois a estrutura de nossa sede atual é antiga e necessita de reparos. Juntos, os vereadores da Legislatura que assumirá em 2021 e o próximo prefeito de João Pessoa, vamos construir um prédio novo, que, além de um desejo, é uma grande necessidade de todos os servidores e parlamentares da CMJP”, informou o presidente da Casa, João Corujinha (Progressistas).

Além disso, está previsto para o fim deste ano, a conclusão de adequações no plenário para integrar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o painel de votações e tablets fixos nas bancadas dos parlamentares. Isso permitirá a utilização de um sistema no qual todas as informações e documentos relativos aos eventos que acontecerem no plenário estejam integralmente processados e à disposição dos parlamentares, de forma digital. A mudança vai possibilitar que a Câmara economize gastos com papel, agredindo menos o meio ambiente; e implante uma nova forma de deliberar no Legislativo, mais ágil, limpa, segura e moderna.

Segundo a diretora-geral da CMJP, Luana Henrique Nunes, o plenário da Casa Napoleão Laureano deixará de funcionar de forma mecânica. “O SAPL vai ser integrado ao painel, que também estará conectado a tablets fixos nas bancadas e aos microfones. Esse sistema vai processar e informar tudo relativo às votações em curso, detalhes sobre os inscritos para uso da palavra, contagem de tempo de fala em pronunciamento, exibição de conteúdos como a foto do parlamentar e sua legenda. Em suma, o plenário funcionará de forma digital”, observou.

Conforme acrescentou a diretora-geral, o processo licitatório desse material já ocorreu. A previsão é de que essa tecnologia chegue ainda este mês à Casa, possibilitando sua instalação e treinamentos. Ainda de acordo com a gestora, é possível que a atual Legislatura já comece a deliberar em plenário com o novo sistema. “Já temos uma equipe composta por servidores de vários setores, como o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o Patrimônio e a Secretaria de Comunicação da Casa. Esse grupo tem se reunido para discutir e averiguar a estrutura da CMJP, a fim de que sejam realizadas as adequações necessárias para que tudo possa ser bem instalado e entre em funcionamento”, adiantou Luana Nunes.

Vereadores repercutem iniciativa

O vereador Leo Bezerra (Cidadania) afirmou que as inovações vão contribuir para a celeridade e sustentabilidade do processo legislativo. “Vamos ter novo painel, tablets para votação, aquisição do terreno e, acima de tudo, informatização de toda CMJP, diminuindo o uso do papel em todos os setores. Parabenizo os vereadores pelas inovações e pelo respeito e carinho com os pessoenses. Quem vai ganhar com esses investimentos é a população de João Pessoa”, declarou.

Já Humberto Pontes (Avante) parabenizou o presidente da Casa pelos esforços no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19) e pelas ações anunciadas. “Parabenizo João Corujinha pelo excelente trabalho que vem fazendo à frente da CMJP. A Casa devolveu verbas à Prefeitura em época de pandemia, contribuindo para a aquisição de equipamentos utilizados nos hospitais que receberam infectados pelo Covid-19. Agradeço e parabenizo pelas ações anunciadas”, afirmou.

Para Thiago Lucena (PRTB), as melhorias vão impulsionar o trabalho legislativo para devolver à população os investimentos realizados.”Parabenizo a Mesa Diretora, no nome do presidente João Corujinha. São investimentos que vão aperfeiçoar o Legislativo Pessoense, que tem uma estrutura vinda de muitos anos. Que a gente tenha realmente essas benfeitorias nas atividades, e que isso sirva para devolvermos serviços à cidade e aos cidadãos. Que esse aperfeiçoamento do Legislativo represente o aumento da qualidade de nosso trabalho e da confiança que os cidadãos têm na Casa Napoleão Laureano”, desejou o vereador.

“É preciso proporcionar às pessoas um local mais digno. Não podemos voltar ao prédio antigo. Com essas ações, a Câmara dá um passo à frente”, relatou Damásio Franca (Progressistas). Já sua colega de partido, Helena Holanda, parabenizou a Mesa Diretora e o atual presidente da Câmara, frisando que ele sempre se esforçou para trazer melhorias para o Legislativo. “Com a aquisição do terreno, será possível proporcionar um ambiente melhor para ampliar a qualidade de trabalho dos vereadores e funcionários, pensando sempre no bem da população”, enfatizou a parlamentar.

Deixe um comentário