Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeito Dedé Romão se despede e faz retrospetiva da gestão exitosa em Pedras de Fogo

Com mandatos exitosos em Pedras de Fogo, o prefeito Dedé Romão (Cidadania) se despede no próximo dia 31 de dezembro, de oito anos de gestão com a certeza do dever cumprido em prol do povo predrafoguense. Abaixo, acompanhe um resumo das ações, obras e serviços.

Prestes a deixar o cargo, no último dia do ano de 2020, o prefeito Dedé se recorda que promoveu um desenvolvimento notório em Pedras de Fogo, algo nunca visto antes na cidade, com ações efetivas e obras nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura, Habitação, Cultura e Artes, Assistência Social, Esporte e Lazer, além da valorização do funcionalismo público, entre outros feitos que alavancaram o município proporcionando mais dignidade à população.

“Eu, um simples professor enfrentei políticos com dinheiro e poder e consegui vencer. A sensação é de muita alegria em ter feito algo pelo povo de Pedras de Fogo. É uma imensa alegria sair da administração do município com brilhos nos olhos por ter feito um trabalho bom para cada pessoa que reside em Pedras de Fogo. Nestes oito anos houveram dedicação, compromisso e respeito pelo próximo, isso que nos fez chegar até aqui e me faz sair de cabeça erguida tendo a certeza de que eu e minha equipe melhoramos a vida da população dessa cidade, proporcionamos bem estar social nas mais diversas áreas, isso é gratificante para um gestor “, frisou o prefeito.

Dede Romão ressaltou ainda que investiu muito na reestruturação das políticas públicas da cidade de Pedras de Fogo, como a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, que já adquiriu mais de 23 toneladas para as famílias mais carentes. “Nossas maiores obras não são de pedras e concretos, mas sim ações para cuidar das pessoas, como por exemplo, a distribuição de seis mil cestas básicas nessa pandemia às famílias carentes. A humanização das nossas ações é o principal marco da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Outro marco histórico na gestão municipal de Pedras de Fogo foi a aquisição de dez novos veículos para a população reforçando a frota na cidade. O objetivo foi dar condições aos profissionais da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação para realização do trabalho e aos moradores que necessitam de deslocamento para exames e tratamentos. Dos dez veículos, sete deles foram destinados à Secretaria de Saúde, dois para o setor de Educação e um atenderá as demandas do Desenvolvimento Social.

Dedé também lembrou que sua gestão herdou muitas obras inacabadas deixadas pelas gestões passadas. “Com responsabilidade, concluímos várias dessas obras e entregamos ao povo. Um exemplo é o Posto de Saúde da Família do Planalto. Antes só existia um início de estrutura e hoje está funcionando, atendendo e servindo ao povo de Pedras de Fogo”, afirmou.

Na gestão do prefeito Dedé Romão, foram construídas 140 casas populares, dando dignidade a milhares de pessoas de Pedras de Fogo. “A casa própria é um desejo de todas as famílias e realizamos esse importante sonho das pessoas. Desenvolvimento Social é uma das políticas públicas priorizadas pelo nosso governo e continuará sendo”, destacou Dedé.

Outro motivo para Pedras de Fogo continuar avançando, caminhando rumo ao futuro, é o Parque Linear. A obra levou dignidade ao povo do bairro do Bessa, antes abandonado pelo poder público municipal.

O Parque Ecológico construído pelo atual prefeito é o lugar mais bonito da região. Só há um espaço como este na capital do estado, o ambiente é referência. No passado estava abandonado e servia para práticas criminosas, como o tráfico de drogas. Hoje recebe as famílias de Pedras de Fogo e oferece lazer a todos. Este é um grande motivo para continuarmos avançando, no caminho do futuro.

Educação

A cidade de Pedras de Fogo tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região do Litoral Sul, é o resultado do trabalho dos professores que doam suas vidas na sala de aula e elevaram o município ao patamar de melhor Educação da região. Além disso, foram feitas várias reformas em diversas unidades escolares e a conclusão da Escola Municipal Santa Terezinha. Entrega da primeira Escola Municipal em tempo integral Professora Ivoneide Romão de Andrade com novas instalações que atendem alunos do 6º ao 9º ano, sendo um salto na qualidade da educação pública. Nesse período de pandemia já foram distribuídas 65 toneladas de alimentos para os alunos de Rede Municipal de Ensino. Eles também estão recebendo as atividades para as aulas remotas, para que não fiquem sem adquirir conhecimento.

Arte e cultura

“A Arte transforma e a Cultura melhora nossas vidas para melhor e nós continuaremos investindo neste setor com recursos próprios porque sabemos da importância dele. Pedras de Fogo continuará investindo em Cultura, em Arte, nos jovens da nossa terra”, afirmou Dedé Romão ao destacar a jovem Maria Stefany que recebeu das mãos do Secretário de Cultura de Pedras de Fogo, Alisson Quirino, o certificado da Escola de Artes do Curso de Teatro Avançado. O professor Washington Santos é o responsável pelo curso e realizou um espetáculo com seus alunos no Casarão da Cultura. ‘A Sina de Um Nordestino’ foi o nono espetáculo encenado pelas atrizes e atores brilhantes de Pedras de Fogo.

Recursos Hídricos

Foram mais de 100 obras de recursos hídricos por toda a cidade. Existiam apenas 30 poços e há atualmente mais de 112 poços na Zona Rural de Pedras de Fogo. O primeiro poço foi na comunidade de Jangada. Várias idosas andavam muitos quilômetros com a lata d’água na cabeça e passaram a ter água encanada em casa, no conforto do lar. A gestão de Dedé Romão proporcionou dignidade a centenas de famílias e a milhares de pessoas da Zona Rural do município. “Essa é uma das realizações que mais me dão orgulho porque melhorou muito as vidas da nossa gente. O importante é oferecer dignidade para as pessoas”, destacou o prefeito.

Saúde

Vários investimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde, construção de postos de saúde com novos equipamentos e ampliação do quadro de profissionais. Nesse período de pandemia foram feitas desinfecção de toda rede de assistência à Saúde, implantações de barreiras sanitárias, instalação de alas exclusivas para tratar pessoas com sintomas do novo coronavírus e a criação de um Centro da Covid-19, com profissionais qualificados para monitorar o acompanhamento com ambulância exclusiva. Aquisição de respiradores mecânico, 4 monitores multiparâmetros, 4 aspiradores e mais um aparelho de eletrocardiograma exclusivo para sala vermelha, todos para o Hospital de Pedras de Fogo que está bem avaliado pelos Conselhos de Medicina e Enfermagem e é referência na região.

Infraestrutura

Realização de inúmeras pavimentações de ruas e avenidas em vários bairros da cidade, revitalização do ginásio esportivo e do mercado público municipal. Além da construção da entrada da cidade, do Parque Linear. Foram calçadas várias ruas, calçamento das ruas do bairro da Mangueira e nos bairros do Bessa e do Planalto. São mais de 40 mil metros de pavimentação em menos de 8 anos. Ruas como a Ednaldo Rodrigues Chaves, que fica na frente do Complexo Esportivo O Ronaldão, tiveram uma transformação para melhor. Além da construção do campo de futebol Society na cidade.

A Arena Society é a primeira da história do município e única na região totalmente gratuita. Toda a população, e principalmente os jovens, poderão desfrutar de um equipamento deste porte para realizar práticas esportivas. A Arena Society vai contar com grama de primeira qualidade, alambrado, arquibancadas, refletores em LED, área externa organizada, entre outras coisas.

Outro ponto de destaque da gestão de Dedé Romão foi a reconstrução das duas quadras da Mangueira e a requalificação da praça. As quadras foram totalmente reconstruídas, do piso ao alambrado, e contam agora com LED e cobertura superior. Também foram construídos vestiários  que antes não existiam. Outra novidade é a disposição de mais uma arquibancada para torcedores. A Praça está toda iluminada em LED e conta com monitoramento por câmeras. Ela também foi totalmente pintada e recebeu grama nova. Foi concluída e entregue à população a requalificação da travessia asfáltica para melhorar a sinalização da via mais importante de Pedras de Fogo paras pedestres e condutores.

A administração do professor Dedé Romão também requalificou a Praça da Conceição. Modernizou o ambiente e utilizou melhor os espaços para serem usados em eventos culturais. A iluminação é toda em LED e com piso intertravado. “Mantivemos o coreto, que é uma peça histórica para as famílias utilizarem ainda mais e com um melhor ambiente. Quem vive em Pedras de Fogo sabe que estamos avançando e deixando cada vez mais o atraso para trás”, frisou o gestor.

Agricultura

Esse setor é muito forte em Pedras de Fogo e a gestão trabalhou para incentivar o homem e a mulher do campo, fundamentais para a economia local. Serviços como o corte de terra gratuito, a construção de barreiros, a compra direta para programas a exemplo do PAA, o crédito através do Fomento Mulher são exemplos de investimos para fortalecer a agricultura do município.

Confira nas imagens o antes e depois da gestão de Dedé Romão:

 

Deixe um comentário