Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cícero Lucena debate projetos com trade turístico e pretende trabalhar em parceria com o Governo do Estado

O candidato à Prefeitura de João Pessoa dos Progressistas, Cícero Lucena, participou nesta sexta-feira (02) do Ciclo de Debates promovido pelo Convention Bureau no Hardman Praia Hotel. Para uma plateia ávida por soluções para implementar ações na área de turismo na capital, Cícero fez uma explanação sobre as medidas que pretende tomar durante o seu mandato, mas deixou evidente que esse trabalho será de curto, médio e longo prazos, sempre buscando a parceria com o Governo do Estado e ouvindo os representantes do trade turístico.

Cícero lembrou que, como ex-prefeito de João Pessoa por dois mandatos, tem a experiência e entende os gargalos no processo de desenvolvimento das ações relacionadas às atividades inerentes ao Turismo. Disse que “não será preciso inventar a roda”, mas que precisa da unidade de todos para a construção de um novo momento.

Entre os compromissos assumidos pelo candidato, estão: a destinação de recursos para o Fundo Municipal do Turismo; para ações de marketing da cidade; para a captação de grandes eventos.

Sobre os investimentos, o candidato destacou que o atual orçamento para ser gasto com o Turismo, pouco mais de R$ 4,5 milhões, representa o valor que trabalhou durante um de seus mandatos na prefeitura. “Se com poucos recursos que tivemos, conseguimos fazer tanta coisa naquela época, lutaremos para que os valores sejam maiores, mas será preciso que tenhamos a dimensão do dinheiro que poderemos disponibilizar a partir do momento em que eu assumir a prefeitura, caso seja eleito”, pontuou Cícero que criou a expectativa de que, entre 30 a 45 dias após assumir, o trabalho seja efetivamente iniciado nesse segmento da economia.

Cinco eixos

No evento, Cícero explicou os pontos dos cinco eixos que pretende implementar no seu governo. São eles: Infraestrutura Turística, Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável, Sistema de Inteligência e Promoção do Destino.

O Centro Histórico da cidade foi um dos principais temas debatidos. E, mais uma vez, Cícero Lucena lembrou que conhece os problemas e que eles foram criados ao longo das últimas administrações, que optaram, afora alguns projetos pontuais, esvaziar o centro da cidade do que criar condições de torná-lo viável economicamente com as atividades relacionadas ao turismo.

Cícero Lucena afirmou que iniciará os projetos no Centro Histórico com uma “onda de habitação”, voltando a investir em medidas que incentivem as pessoas a morar naquela região, o que, de tabela, criaria atmosfera para que os empresários voltassem a investir no comércio. Nesse sentido, ele lembrou o IPTU Cidadão, que incentivava quem pintasse o seu imóvel, ou redução do ISS para quem se estabelecesse na região. Atualmente, segundo ele, o Centro Histórico está “necrosado”.

Segurança pública

Aproveitando o tema Centro Histórico, o candidato do Progressistas voltou a citar a parceria que pretende fechar com o Governo do Estado, agora na área de Segurança Pública. Cícero Lucena pretende criar uma Guarda Municipal do Turismo, com profissionais capacitados para atender incidentes com os turistas, num trabalho conjunto com a força policial que já atua por meio da Companhia Especializada de Apoio ao Turista (Ceatur).

Outra medida a ser tomada, caso seja eleito, será criar uma Central de Monitoramento em todas as áreas de maior movimento de turistas na cidade, seja no Centro Histórico, litoral ou nos principais pontos turísticos da cidade. Essa trabalho também deverá ser em conjunto com a força policial do Governo do Estado, utilizando tecnologia de última geração e que permitirá que os incidentes sejam combatidos imediatamente.

Cícero Lucena disse que pretende construir portais na entrada de João Pessoa e citou a região das Três Lagoas, entrada para quem vem do Recife pela BR-101. Nessa área, o projeto irá urbanizar o entorno das Lagoas que, por si só, já é um ponto turístico e que ganhará uma série de benefícios, sem tornando, inclusive, em um local para contemplação e serviços para as pessoas.

Turismo de Eventos

O turismo de eventos também terá atenção especial. Inclusive, Cícero Lucena elencou alguns projetos desenvolvidos por ele, que tiveram repercussão mundial, como shows de Sandy e Junior; o programa de Gugu Liberato; o samba-enredo da Escola de Samba Vila Isabel, que cantou João Pessoa na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro para o mundo, entre outros.

Ele criticou a lentidão com que a gestão municipal tem tratado a flexibilização das atividades econômicas e os equívocos que têm cometido no enfrentamento do coronavírus. “É preciso ter uma decisão rápida e eficiente no processo de abertura da economia, claro, tomando todos os cuidados e respeitando os protocolos” enfatizou.

O Ciclo de Debate é uma iniciativa do Convention Bureau de João Pessoa e tem a participação direta das entidades empresariais e profissionais do mercado de turismo, a exemplo da ABIH, ABAV, ABRASEL, ABRAJET, SEHA, SINDETUR e Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba que atuam no desenvolvimento do setor turístico da capital paraibana.

Deixe um comentário