Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo homenageia professores das 20 escolas com melhores resultados no IDEB

Avaliação do Ministério da Educação que faz um diagnóstico do ensino oferecido em todos os municípios brasileiros atesta a qualidade da educação oferecida na Capital e revela que alunos das escolas públicas de João Pessoa já superam em 2020 as notas estipuladas para 2021

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, homenageou, na manhã desta quarta-feira (16), os grandes responsáveis pelos resultados obtidos pelas crianças da rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): os professores. Anunciado nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação, o estudo, um verdadeiro diagnóstico de como está a educação em todo o país e que é realizado a cada dois anos, revelou que pela quarta avaliação seguida, a Capital paraibana consegue não só atingir, como também superar as médias projetadas para cada avaliação, superando até mesmo a nota estipulada para o ano de 2021. No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), João Pessoa subiu na avaliação nacional atingindo, já em 2020, o que era esperado para o próximo ano.

“Este resultado é fruto de um trabalho consistente e focado nas crianças, que sabemos que representam o futuro de nossa cidade. Cuidar da educação desde a primeira infância tem sido uma prioridade máxima na gestão e estas avaliações são a prova de que estamos no caminho certo, oferecendo um ensino de extrema qualidade com professores qualificados e valorizados e com uma estrutura nas unidades de ensino em um alto padrão de qualidade, o que garante mais conforto e melhores condições para o processo de ensino e aprendizado”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A unidade de ensino com o melhor desempenho foi a Escola Municipal José Novais, no Bairro dos Novais. Os professores desta escola e de outras 19 unidades com os melhores resultados foram homenageados e receberam um certificado do prefeito Luciano Cartaxo, como forma de reconhecimento pela dedicação e empenho na educação das crianças. Nos resultados apresentados nesta terça (15), o Ministério da Educação revelou que nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano), João Pessoa obteve nota 5,4, enquanto a projeção estipulada para este ano era de nota 4,9. Já nos anos finais do Ensino Fundamental (até o 9º ano), a rede de ensino da Capital atingiu a meta, que era 4,3.

Para a gestão, estes resultados refletem diversos investimentos, como escolas em novo padrão de qualidade, climatizadas e com material didático e paradidático superior ao de escolas privadas, concurso público como o realizado em 2014, em que foram convocados de uma só vez mais de 1.300 profissionais da educação, prêmio Escola Nota 10, pagamentos aos professores acima do piso do Magistério, cinco refeições diárias e educação em tempo integral, passe livre para os estudantes, ensino bilíngue e ações de inclusão da comunidade no ambiente escolar, entre outros investimentos.

A gestora da Escola Municipal Cônego João de Deus, Catarina Araújo, falou da alegria de ver os resultados da avaliação nacional. “A vida inteira trabalhei em escola privada e sempre escutamos muito que em escola pública a educação não era de qualidade e era feita de qualquer jeito. E depois que fui aprovada no concurso da Prefeitura e vim encarar este desafio me surpreendi porque em João Pessoa não falta nada para a educação pública. Tudo é da melhor qualidade e posso dizer que estou na escola que sempre sonhei. Educação pública de qualidade é realidade em João Pessoa”, afirmou.

Para chegar a este resultado, mais de 9 mil alunos do 5º e do 9º ano fizeram uma prova de Língua Portuguesa e Matemática entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro de 2019, assim como também aconteceu em todos os demais municípios brasileiros. O resultado do IDEB é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Esse resultado é obtido por meio do cálculo das avaliações do SAEB (aprendizado) juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono.

As escolas com melhores resultados foram:
1. EMEF Dr José Novais
2. EMEF Gal Rodrigo Otávio
3. EMEF Pe Pedro Serrão
4. EMEIEF em Tempo Integral Des Joacil de Brito Pereira
5. EMEIEF em Tempo Integral Profa Ana Cristina Rolim Machado
6. EMEF Cônego Mathias Freire
7. EMEF em Tempo Integral Prof Paulo Freire
8. EMEF Aruanda
9. EMEF Ernany Satyro
10. EMEIEF Américo Falcão
11. EMEIEF Prof João Medeiros
12. EMEF em Tempo Integral Cônego João de Deus
13. EMEIEF Napoleão Laureano
14. EMEIEF Pedra do Reino
15. EMEF Índio Piragibe
16. EMEIEF Castro Alves
17. EMEIEF David Trindade
18. EMEIEF Pe Leonel da Franca
19. EMEF Prof Darcy Ribeiro
20. EMEF Zulmira de Novais

Deixe um comentário