Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ação de Saúde e Cidadania promovida pela PMJP beneficia cerca de 400 pessoas e agiliza atendimentos

 

Com o objetivo de dar rapidez aos atendimentos especializados que foram suspensos em decorrência da pandemia do Coronavírus e garantir a assistência multiprofissional, a Prefeitura Municipal de Joao Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, neste sábado (26), mais uma Ação de Saúde e Cidadania que atendeu, em seus cinco Distritos Sanitários, aproximadamente 400 pessoas.

As Ações têm acontecido a cada 15 dias, em vários bairros da Capital, com o intuito de dar rapidez aos atendimentos especializados que foram represados durante a quarentena. Neste fim de semana, foi a vez dos atendimentos de usuários das seguintes unidades: Unidades de Saúde da Família (USFs) Padre Ibiapina, no Bairro das Indústrias (DS I); Grotão (DS II); Verdes Mares, em Mangabeira (DS III); Roger I e II (DS IV) e Cidade Recreio, no Portal do Sol (DS V).

Das 08 às 12h, a ação transcorreu tranquilamente, com todos os usuários atendidos. Flávia de Morais, gerente de Atenção Básica, explicou que para respeitar as regras de distanciamento e evitar aglomerações, foi feito um agendamento prévio com os pacientes. “Em cada unidade nós fizemos um levantamento de quais demandas de especialistas que ficaram retidas e agendamos com os pacientes que já estavam inseridos no Sistema de Regulação, para que dessa forma eles não precisassem esperar pelo atendimento”, disse ela.

A gerente afirmou ainda que os usuários têm ficado muito satisfeitos com o serviço tão pertinho de casa. Foi o caso de dona Irene Batista, do bairro do Roger, que precisava de uma consulta com endocrinologista e estava aguardando desde o início da pandemia, em março. Mesmo com a flexibilização, ela está evitando pegar transporte público, por isso, ficou muito feliz ao entrarem em contato com ela para agendar a consulta: “Apesar de tá precisando muito me consultar, não queria ter que pegar ônibus e aí recebi a ligação avisando que ia poder me consultar pertinho de casa, gostei muito”.

Nesta ação, aconteceram atendimento nas áreas de psiquiatria, endocrinologia, geriatria, ginecologia, reumatologia, ortopedia, gastroenterologia e mastologia. Além disso, foi possível ter acesso a aferição de temperatura, oximetria de pulso e pressão arterial, teste rápido para hepatites virais, HIV e sífilis, coleta de citopatológico de colo de útero e vacinação.

Fotos: Gilberto Firmino

Deixe um comentário