Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

ALPB derruba veto e homologa projeto de Tião Gomes que torna obrigatório testes de Covid-19 em doadores de sangue na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba derrubou o veto do governador João Azevêdo ao Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Tião Gomes (Avante), que determina a realização de testes para detecção da Covid-19 em todos os doadores de sangue da Paraíba, durante a pandemia do novo Coronavírus.

O veto ao projeto foi derrubado durante sessão remota da ALPB nesta quarta-feira (23), onde a maioria dos parlamentares votou a favor do projeto que se tornará Lei provisória a partir da publicação no Diário do Poder Legislativo.

Tião Gomes fez questão de agradecer aos colegas de parlamento por entenderem a importância do projeto e destacou que deverá ser implantado o mais rápido possível. O parlamentar explicou que os testes serão feitos após a doação do sangue.

“Através da nossa propositura, em até 48 horas após a entrada da amostra de sangue nos laboratórios dos Hemocentros os doadores receberão, de forma sigilosa, o resultado do teste. A ideia é que os doadores recebam por meio eletrônico esse resultados. Mesmo com todos os meios de controle nos Hemocentros, é fato que muitas pessoas possam portar a Covid-19 e estar assintomáticas, o que pode levar outras pessoas à contaminação por meio das gotículas de saliva ou por meio da doação de sangue”, pontuou.

De acordo com o PL, ficam os serviços públicos, filantrópicos ou privados de hemoterapia contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado da Paraíba, obrigados a realizar teste de detecção da covid-19 em todas as amostras de sangue dos doadores. Caso o resultado do teste de detecção da covid-19 seja positivo, o doador será encaminhado à Secretaria de Saúde do município em que reside para o devido acompanhamento médico.

“A pandemia de Covid-19 não acabou, vimos recentemente dez municípios que receberam bandeira verde, regredindo para amarela. Com isso mudou a realidade sobre o número de doações realizadas nos hemocentros da Paraíba, sobretudo no âmbito dos doadores que podem estar infectados ou terem adquirido o novo Coronavírus e podem infectar outras pessoas de forma involuntária. Essa lei é justamente para que possamos proteger os pacientes que já estão internados por outras enfermidades”, ressalta Tião Gomes.

A iniciativa visa aumentar as hipóteses de testagem, que vem se mostrando como uma forma eficaz para a aplicação de medidas de prevenção ao contágio. Assim como também incentivar a doação de sangue através testagem de detecção para Covid-19.

Pois essa pandemia vem ocasionando a falta generalizada no estoque de todos os tipos de sangue e plaquetas em toda Paraíba.

Deixe um comentário