Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ensino à distância – João Pessoa se destaca nacionalmente por medidas para a Educação durante a pandemia

A cidade de João Pessoa se destacou entre as capitais brasileiras no que se refere às medidas de continuidade da Educação durante a pandemia. A capital paraibana aparece como uma das que implantaram com mais agilidade a plataforma digital de ensino à distância, além de estar entre aquelas que adotaram o maior número de ferramentas para garantir apoio pedagógico aos estudantes no período de recesso. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo.

A plataforma adotada pelo município é a Conexão EscoLar. Por meio de um endereço eletrônico os alunos têm acesso a atividades e vídeos pedagógicos de forma online. Trata-se de um sistema de ensino próprio, regulamentado pelo Conselho Municipal de Educação de João Pessoa.

A Capital paraibana também aparece entre as 16 cidades que adotaram múltiplas ferramentas para ensino e atividades. A análise considerou a realização de aulas e programas educativos no rádio, televisão ou internet; a orientação de professores à distância; a disponibilização de material de estudo em formato digital e a entrega de material físico.

Ferramentas – A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) tem utilizado uma série de estratégias de conexão com os estudantes. Uma delas é a realização de atividades padronizadas para Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Estes estudantes recebem semanalmente, via WhatsApp, atividades construídas com sugestões de professores e vídeos ou áudios explicativos.

Para quem já cursa os anos finais do Ensino Fundamental ou é aluno do EJA, é possível ter acesso aos professores e às atividades por meio de plataformas como o Google Class Room e Google Forms e também pelos grupos de WhatsApp. Essas duas plataformas ajudam na interação e no envio de atividades para os estudantes.

Os pequenos da Rede de Educação Infantil não ficam de fora. Eles participam do projeto Marmita Literária, que também beneficia estudantes de Escolas em Tempo Integral e de outras 15 unidades. O projeto funciona com a entrega de livros paradidáticos e caderno de atividades junto às quentinhas com alimentação. O objetivo de garantir um momento de leitura em família, de forma lúdica e prazerosa.

Escuta Solidária – Para garantir apoio psicológico e emocional às famílias e às crianças nesse período de isolamento, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou também o projeto Escuta Solidária. O serviço dispõe de uma central telefônica grátis com psicólogos/as escolares de segunda a sexta-feira, para auxiliar nesse momento de mudança nas rotinas e trabalhar seus medos, ansiedade e inseguranças.

Na rede municipal a merenda começou a ser entregue nas escolas e nas creches, diariamente, desde o dia 18 de março quando as atividades presenciais foram suspensas. Atualmente as quentinhas são entregues em 100% das unidades de ensino.

As refeições, que contam com o almoço, uma fruta e um lanche, são entregues a pais ou responsáveis nas próprias unidades de ensino. Além disso, em algumas unidades, é desenvolvida a ação ‘Marmita Literária’, na qual as refeições vão acompanhadas de um livro infantil e caderno de desenhos para estimular a leitura e criatividade.

Aulas na TV – Graças a uma parceria entre PMJP e TV Câmara os alunos do Ensino Fundamental II passaram a assistir a duas aulas por dia, de segunda a sexta-feira, através de videoaulas transmitidas pela TV Câmara, na TV Aberta, no canal 39.2, ampliando o alcance da plataforma de estudos ‘Conexão EscoLar’.

ChatClass – A PMJP firmou uma parceria com a startup de educação e tecnologia ChatClass – Assistência Artificial de Inglês, em prol de um ensino de Língua Inglesa de qualidade, à distância, via WhatsApp. A Chatclass, por meio da inteligência artificial, possibilita o envio de atividades de leitura, fala, escuta e escrita, e conta com correções automáticas, totalmente no WhatsApp e é voltada para professores de Inglês sem que haja a necessidade de download de outro aplicativo. Os alunos também poderão praticar a Língua Inglesa e seus professores, simultaneamente, podem fazer o acompanhamento desses alunos, mediar aulas, fazer explicações, tudo isso de forma muito facilitada pela aplicativo de mensagens. Os exercícios oferecidos são voltados ao Fundamental 2 da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com acesso gratuito a quem se interessar.

Deixe um comentário