Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Com apoio de Efraim UEPB inicia o 1º doutorado em Ensino de Ciências e Educação do NE

O deputado Efraim Filho recebeu com entusiasmo a notícia do início da primeira turma do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPB. O parlamentar promoveu, no ano passado, reuniões com a diretoria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e membros da UEPB, disse que a Paraíba está crescendo também na educação e que isso é cidadania.

Alunos, professores e a diretoria da UEPB agradeceram ao deputado Efraim a intermediação junto ao Capes para realização do curso. O resultado da aprovação foi divulgado na 4ª reunião extraordinária do Conselho Superior da Capes em 2019. “Este é o único curso de Doutorado Profissional aprovado na região Nordeste e um dos únicos sete do país na Área Ensino da Capes. ” Disse Efraim ao elogiar o empenho dos profissionais da universidade.

A proposta de criação do novo Doutorado na área de Matemática foi altamente elogiada na Comissão de Área do Capes. Elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), que já conta com os mestrados Acadêmico e Profissional.

A nova pós entrará em funcionamento com as mesmas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional.

Ou seja, o programa aprofundará as linhas “Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação”, “História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática” e “Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática”. Ele inicia suas atividades com conceito 4 da Capes.

Quando o curso foi aprovado a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Maria José Lima, frisou que essa nova conquista é extremamente importante não só para a UEPB, mas para toda à Paraíba e região.

O coordenador do Programa, professor Joelson Pimentel, classificou a aprovação como uma conquista de toda a comunidade do PPGECEM. Ele enfatizou que a proposta foi resultado de um trabalho coletivo em uma construção que envolveu a coordenação, os professores, técnicos administrativos, alunos e ex-alunos, além da participação ativa, firme e de apoio de setores essenciais da UEPB, como a Reitoria, a PRPGP, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) e a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Deixe um comentário