Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Assembleia realiza eleição do 1º vice-presidente nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza, na próxima quarta-feira (12), uma Sessão Extraordinária para a Eleição do novo 1º vice-presidente da Casa. O Diário do Poder Legislativo trouxe nesta segunda-feira (10) a publicação do Edital que normatiza como se darão as inscrições e escolha do parlamentar que ocupará o cargo que ficou vago com a morte prematura do deputado Genival Matias, no dia 19 de julho, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, enquanto passeava de jet ski, em uma praia de Pernambuco.

A partir da publicação deste Edital, os deputados estaduais interessados em concorrer ao pleito já podem fazer sua inscrição, através de uma ficha disponibilizada. Eles devem preencher e encaminhar para o e-mail da Presidência da Assembleia, até às 17h da terça-feira (11). Encerrado o prazo de inscrição, o presidente Adriano Galdino, listará os candidatos e submeterá os nomes à escolha dos parlamentares, em Sessão Extraordinária específica para a eleição na quarta, prevista para acontecer às 9h30.

“A escolha será pelo sistema eletrônico de votação, através do voto secreto. Se houver mais de dois candidatos, será eleito o que obtiver maioria absoluta de votos, ou seja, 19 votos. Caso não ninguém seja eleito no primeiro escrutínio, os dois mais votados vão para uma segunda votação e vencerá o que obtiver maioria simples dos votos. O vendedor será empossado imediatamente”, explicou o secretário Legislativo, Guilherme Castro, ao acrescentar que a Sessão da Eleição será encerrada e o presidente da Assembleia abrirá uma nova Sessão Extraordinária para a apreciação e votação de matérias.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Paraíba, em caso de vacância de cargo da Mesa Diretora por morte do ocupante, a escolha do substituto deverá acontecer até a quinta sessão. No caso, a eleição será realizada na terceira sessão, após a morte do deputado Genival Matias.

Deixe um comentário