Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Em Live: Ruy apresenta projeto inovador para a saúde de João Pessoa, implantar um Centro de Especialidades Médicas de saúde em cada distrito

“A criação do Centro de Especialidades Médicas, em cada distrito sanitário, irá oferecer ao cidadão pessoense uma maior agilidade no diagnóstico, como também ofertar uma contrarreferência da rede especializada mais eficaz”, garante o pré-candidato a prefeito de João Pessoa, o atual deputado federal Ruy Carneiro, durante live realizada na noite da quarta-feira (5), com a participação de Roberto Magliano, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e Renata Ramalho, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB).

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é a junção das especialidades mais procuradas pela população, como Cardiologia, Endocrinologia, Dermatologia, Ginecologia, Oftalmologia e Radiologia. Na ocasião, Ruy disse considerar como seu desafio maior fortalecer com ações de gestão o atendimento na rede básica, nas unidades de saúde da família, e ao mesmo tempo investir na média e na alta complexidade, que exige um volume enorme de recursos.

Ruy apontou como uma das primeiras iniciativas a realização de um mutirão da saúde, por meio de um conjunto de intervenções emergenciais, para acabar com as filas de espera por atendimento em todas as especialidades médicas, atualmente agravadas pelo coronavírus.

Disponibilizar em cada distrito sanitário, em anexo ao prédio do CEM, uma unidade de referência do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde os pacientes serão atendidos em ambiente apropriado por Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta.

Ainda entre as suas propostas, Ruy apresentou como prioridade melhorar a estrutura do Trauminha e também melhorar a qualidade da rede de atendimento médico-hospitalar no Hospital Municipal Santa Isabel, que tem uma estrutura física que pode comportar as cirurgias de Urgência e Emergência na modalidade Geral, ampliando seus atendimentos para porta de entrada.

O presidente do CRM elogiou as propostas de Ruy. “É fundamental a preocupação com a melhoria da estrutura do Trauminha. Também é importante melhorar o acesso dos pacientes ao Hospital Santa Isabel”, complementou Roberto Magliano.

Ruy Carneiro acrescentou que pretende ampliar a relação com instituições filantrópicas, como os hospitais Napoleão Laureano, São Vicente de Paula e Padre Zé, além da Vila Vicentina. “Para melhorar a saúde pública, é necessário reorganizar a gestão pública municipal, incorporar as novas tecnologias e intensificar a capacitação dos profissionais, além de reforçar os programas de saúde da família e valorizar os profissionais de Saúde”, frisa Ruy.

Ruy propõe informatizar e integrar o sistema de saúde do município de João Pessoa, incluindo a implantação de um Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde, o que vai agilizar e aperfeiçoar o atendimento dos pacientes. “Falta o prontuário eletrônico para identificar o que o paciente tem, quais os remédios que toma, as vacinas que precisa, os exames, o tipo sanguíneo”, reforça.

Ruy falou sobre o número deficiente de profissionais de enfermagem nos serviços municipais de saúde, o que foi confirmado com Renata Ramalho. “O número insuficiente dos profissionais de enfermagem torna o serviço defasado e os profissionais existentes sobrecarregados de trabalho”, reforça a presidente do COREN.

Renata elogiou a implantação da casa de parto natural, proposta por Ruy, a qual considera mais um instrumento de assistência ao parto. Ela também considerou relevante a proposta de ampliação do ambulatório pediátrico do Hospital do Valentina.

Deixe um comentário