Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Daniella comemora chegada do 4G a 68 municípios da Paraíba

 

Senadora expôs, diversas vezes, situação precária de acesso à internet ao presidente da Anatel, Leonardo Euller de Morais

Quando participou do encontro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no ano passado, a senadora Daniella Ribeiro expôs ao presidente do órgão, Leonardo Euller de Morais, a dificuldade de acesso à internet na Paraíba. Hoje, a senadora comemora a boa notícia de que 68 municípios paraibanos contarão com a tecnologia 4G, graças à assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com uma empresa de telefonia. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro também comemorou a conquista dos municípios.

Sempre que teve oportunidade de conversar com o presidente da Anatel, Daniella falou da carência de tecnologia nos municípios brasileiros, com destaque para a situação dos municípios do interior da Paraíba. Uma das ocasiões foi em novembro do ano passado, quando esteve presente na comemoração dos 22 anos da Anatel, e explicou a necessidade de ampliação do serviço. Daniella é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
A mesma preocupação tinha sido externada pela senadora quando foi relatora do projeto que se transformou na Lei das Telecomunicações, ou simplesmente Lei das Teles, como ficou conhecida. “Existe um abismo no quesito a internet rápida, de boa qualidade. Precisamos lutar pela inclusão digital, sobretudo nos municípios mais afastados, longe dos grandes centros. São nesses municípios que temos, também, baixos índices relacionados à educação e ao desenvolvimento humano”, destacou.
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro lembrou que “o acesso à internet se tornou indispensável. Isso fica ainda mais evidente com as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19, no qual diversas atividades presenciais passaram a ser ofertadas de forma remota para garantir a segurança e a saúde da população. É uma vitória para estes 68 municípios poderem proporcionar aos seus cidadãos o acesso à rede 4G”.
A assinatura do TAC vai permitir a instalação da tecnologia em até três anos nos 68 municípios, sendo que 44 deles até julho 2021; 22 em 2022; e dois em 2023. “Não tenho dúvidas que estamos diante de um marco no desenvolvimento e na inclusão da população, incluindo aí muitos jovens”, disse a senadora.
Os municípios que receberão o 4G na Paraíba são os seguintes: Alagoinha, Alcantil, Aparecida, Areia de Baraúnas, Areial, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Ventura, Boa Vista, Cabaceiras, Caiçara, Caraúbas, Casserengue, Caturité, Cubati, Cuitegi, Cuité de Mamanguape, Curral Velho, Damião, Desterro, Diamante, Duas Estradas, Fagundes, Frei Martinho, Gurjão, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Lastro, Logradouro, Mataraca, Montadas, Mulungu, Natuba, Nazarezinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Pilar.
A lista dos municípios beneficiados segue com: Pilõezinhos, Quixaba, Riachão, Riachão do Poço, Riacho de Santo Antônio, Salgado de São Félix, Santa Cruz, Santa Inês, Santa Teresinha, Santo André, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José dos Ramos, São José do Bonfim, São Mamede, São Miguel de Taipu, São Vicente do Seridó, Serra da Raiz, Serra Grande, Serra Redonda, Sertãozinho, Sossego, Tenório, Vista Serrana e Vieirópolis.

Deixe um comentário