Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy aponta economia criativa e capacitação de jovens como soluções para reestruturar economia no pós-pandemia

A crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19 aumentou os desafios que João Pessoa precisará enfrentar nos próximos anos. O deputado Ruy Carneiro realizou uma live nesta quarta-feira (15), em que discutiu os problemas sociais da capital paraibana e os caminhos possíveis para retomada do desenvolvimento na cidade. A transmissão contou com a participação do consultor e economista Sérgio Buarque, e apontou a economia criativa e a capacitação de jovens como soluções para reestruturar economia no pós-pandemia.

A conversa de Ruy com o professor Sérgio Buarque iniciou com um panorama sobre os indicadores sociais de João Pessoa. “Uma coisa que me preocupa é saber que ainda antes da pandemia, 37% das famílias de João Pessoa viviam com menos de meio salário mínimo por pessoa, segundo os dados oficiais. Isso é estarrecedor. Como esta realidade está agora? A gente conversa com as pessoas, vê a realidade nas ruas, mas ainda não temos dimensão do quanto nossa economia está sendo afetada por essa pandemia”, pontuou o deputado.

Outro dado apontado por Sérgio Buarque é de que 38 mil jovens pessoenses, com idade entre 18 e 29 anos, não estudam nem trabalham. De acordo com o consultor, é preciso agir rápido, oferecer capacitação ou emprego. “Se algo não for feito, sentiremos o peso disso no futuro. Com o atraso escolar, com a mão de obra de baixa qualidade”, alertou o economista.

O caminho apontado por Ruy Carneiro como solução para reestruturação da economia de João Pessoa, e para colocar a cidade no lugar que merece, é dinamizar a economia e capacitar mão de obra. “Precisamos buscar apoio com o sistema S (Sesi, Senai, Senac e Sebrae) para treinar os jovens para o mercado de trabalho. Por outro lado, estimular empresas a virem para nossa cidade, atrair investimentos para esta cidade que tem potencial enorme. O turismo pode ser melhor explorado, a tecnologia pode ser melhor explorada, diversos setores que queremos estimular de forma estratégica”, destacou o deputado.

Durante o encontro virtual, Ruy adiantou alguns pontos da estratégia que está formatando para mudar a economia de João Pessoa e dar à capital paraibana a posição de destaque que merece. “Queremos implementar um programa ‘Invest João Pessoa’, capaz de estimular e atrair empresas da economia criativa, as startups, empresas de base tecnológica, entre outras. Precisamos de uma ambiente propício, crédito, facilidades e, principalmente, planejamento. É isto que quero apresentar à população de João Pessoa. Mostrar que dá pra fazer. Melhor e em menos tempo”, arrematou Ruy.

Deixe um comentário