Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Orla, praças, varejo e shoppings: veja que atividades retornam em JP nesta segunda

Orla, praças, varejo e shoppings: veja que atividades retornam em JP nesta segunda

Com indicadores que mostram a redução dos casos de coronavírus e da pressão hospitalar na Capital, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na tarde de sexta-feira (10), a terceira fase do Plano Estratégico de Flexibilização, que inicia nesta segunda-feira (13). Com o estabelecimento de protocolos que visam garantir a segurança para toda a população, o gestor afirma que é o momento de dar mais um passo na retomada econômica da Capital, com o retorno das atividades de comércio varejista e shoppings centers.
Voltam a funcionar:
Comércio varejista de 09h às 15h, atendendo apenas pessoas com máscaras, respeitando a limitação de uma pessoa a cada 10m² e disponibilizando álcool gel nos estabelecimentos.

Shoppings Centers de 12h às 20h, também admitindo apenas pessoas com máscaras, após medição de temperatura e respeitando o distanciamento de 10m². Segue vedada a abertura da praça de alimentação, que poderá continuar funcionando apenas com delivery e drive thru e todo o mobiliário como bancos, sofás e poltronas deve ser retirado. O funcionamento de áreas de lazer, cinemas e academias, seguem fechados.

Também fica autorizada a prática de atividade física individual no asfalto da Orla de João Pessoa no período das 5h às 8h, sendo vedado o acesso à faixa de areia e banho de mar. Ao longo do dia, poderá ser praticada atividade física individual na calçada, sendo vedado o uso de bancos e levar cadeiras.

As praças estarão abertas para utilização também em esportes individuais, não sendo permitido o uso de bancos e equipamentos de ginástica ou de recreação, como playgrounds, pois suas superfícies consistem em meio de transmissão do coronavírus. Para evitar a possibilidade de aglomerações, os parques da Lagoa e Bica permanecerão fechados.

Os jogos de futebol profissional também estão autorizados a retornar, no entanto sem torcida.

Escritórios de profissionais liberais precisam adotar medidas de segurança para funcionar, assim como autoescolas, secretarias e tesourarias de escolas e universidades privadas. As aulas presenciais nas autoescolas seguem suspensas, devendo seguir com o ensino remoto das aulas teóricas.

Missas, cultos e demais cerimônias religiosas, seguem liberadas com 30% da capacidade das igrejas, mantendo os critérios da primeira fase.

No próximo dia 20 a Secretaria da Receita Municipal (Serem) retomará o atendimento presencial, com agendamento prévio e com a adoção de protocolos de distanciamento.

Para o retorno das feiras livres, a Prefeitura já iniciou o diálogo com feirantes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para a definição dos protocolos e da data da retomada.

A gestão municipal seguirá realizando fiscalização para conferir cumprimento às normas do decreto, feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

De acordo com as avaliações permanentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizadas adotando os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Capital paraibana segue com queda na taxa de ocupação de leitos de UTI, em relação aos últimos 14 dias, quando a cidade ingressou na segunda etapa do Plano de Flexibilização. Esta taxa está atualmente em 63,6% nos hospitais públicos, o que aponta para uma redução no número de pacientes graves. Associado a isso, a transmissão de casos e os números de óbitos estão descendentes.

Redação com Secom JP

Deixe um comentário