Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Live de Ruy Carneiro debate atração de investimentos para João Pessoa

Iniciando sua série de lives no Instagram, o pré-candidato à prefeitura de João Pessoa Ruy Carneiro conversou nesta quarta-feira (8) com o consultor empresarial português Rui Coelho sobre o projeto Invest João Pessoa. A ideia é trazer para a capital paraibana um modelo de atração de investimento já utilizado em Portugal e que revolucionou a economia lisboeta. Os encontros virtuais promovidos por Ruy acontecerão sempre às quartas-feiras, trazendo especialistas sobre os diversos temas que refletirão sobre os caminhos que podem levar João Pessoa a um futuro mais promissor.

O bate-papo virtual com Rui Coelho foi focado em aprofundar as questões sobre o modelo de gestão adotado em Lisboa, o qual foi uma das inspirações para o projeto de Ruy Carneiro. De deputado explicou que a ideia pode ser aplicada em João Pessoa “com adaptações à nossa realidade local, trazendo ideias novas que possam dar à cidade o tamanho que merece. Conhecendo melhores experiências e ouvindo os especialistas, poderemos fazer uma cidade melhor para investir e para viver”, comentou.

Ruy Coelho apontou a valorização da mão de obra como um dos pontos fundamentais para as cidades que desejam receber investimentos. “Os talentos locais precisam de capacitação, é importante treinar e valorizar os profissionais. Visitei universidades de João Pessoa e há estrutura de ponta. Além disso, atrair os talentos que estão pelo mundo. Hoje, os talentos são nômades digitais, estão em qualquer lugar do mundo trabalhando para qualquer lugar do globo. Buscam qualidade de vida. E isso João Pessoa tem, basta saber organizar e comunicar da forma certa”, explicou o português, que foi diretor executivo da agência de promoção de investimentos de Lisboa, de 2009 a 2019.

Uma das preocupações de Ruy Carneiro durante a conversa foi a retomada da economia diante do cenário de pós-pandemia. O deputado indagou sobre a experiência em Portugal e quais os caminhos que deveriam ser adotados pela gestão pública. E ouviu de Rui Coelho que o caminho é a inovação nas soluções, a busca por diferenciais competitivos para atrair empresas e a busca de parcerias com outras cidades ou instituições para complementar setores da economia, de forma que ambos ganhem.

Outro aspecto destacado pelo consultor português foi sobre o centro histórico de João Pessoa. “Conheci a belíssima cidade de vocês e me encantou o centro histórico. Aqueles prédios enquadrados pela natureza fazem de João Pessoa uma cidade única. Algo que as empresas de inovação estão buscando. Esta área faz sentido tanto para o turismo, como para a parte econômica e ainda para cultura. Ali está a alma da cidade”, asseverou Rui Coelho.

As ações no Varadouro, bairro do centro histórico de João Pessoa, estarão previstas nos projetos que Ruy Carneiro tem para a cidade. “Há muito vivemos a expectativa de ver o centro pujante novamente. E queremos investir nas pequenas empresas para fazer disso uma realidade. Inovação, tecnologia, economia criativa e turismo cultural serão os eixos das ações que poderão dar uma nova dimensão ao nosso centro histórico”, comentou o deputado.

O Invest João Pessoa foi o primeiro tema escolhido por Ruy Carneiro para as lives por permear todas as áreas que pretende aperfeiçoar em nossa cidade. Com as conversas ao vivo, em todas as próximas quartas-feiras, o deputado quer ampliar o debate sobre as ações para fazer com que João Pessoa retome o crescimento econômico, recupere os empregos e possa fazer muito mais, em menos tempo.

Deixe um comentário