Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Filho de pescador diz que Márcia Lucena destruiu as tradições e o esporte do Conde

Filho de pescador diz que Márcia Lucena destruiu as tradições e o esporte do Conde

O jovem pré-candidato a vereador no município de Conde, Diogo de João Batista, fez fortes críticas ao governo da prefeita Márcia Lucena (PSB). Diogo é filho de um dos mais conhecidos e queridos pescadores da praia de Jacumã, o senhor João Batista.

Pescador como o pai, Diogo diz que Márcia é responsável pelo esvaziamento de eventos tradicionais que marcaram a história do município, principalmente em Jacumã. *”A barqueta era uma tradição muito antiga, desde os tempos de meus avós. Uma tradição que tem para mais de 100 anos. No começo era feita de jangada a vela. E foi simplesmente acabando nos últimos quatro anos, pela prefeita”*, disse. Ele acrescentou: *”Para não acabar a tradição da barqueta a gente conseguiu óleo e o barco do meu pai foi até Pitimbu. Esse foi nosso jeito de manter a esperança, de preservar ao menos um pouco da nossa tradição”*,

Diogo lembrou que além da Barqueata e do tradicional Carnaval de Jacumã, a gestão municipal também abandonou também a Festa de Reis, *”que é uma tradição aqui em Jacumã. Toda a população se envolve e participa, mas infelizmente essa é mais uma tradição esquecida por essa gestão”*, disse.

Ele lembrou que além do impacto negativo na preservação cultural do Conde, Márcia também abandonou completamente o esporte. *”Queria falar também sobre o esporte, que foi abandonado. Os jovens do Conde foram esquecidos por essa gestão. Antes da construção da Praça do Mar a gente praticava e ensinava slackline. Um bom número de jovens participavam conosco. Vinha gente de João Pessoa treinar, mas depois da obra da Praça a gente ficou sem lugar para treinar, porque no Projeto tiraram os coqueiros e foi prometido que teríamos um lugar apropriado. Isso nunca foi cumprido”, desabafou.

Apesar da falta de apoio e de sensibilidade da gestão municipal, Diogo não desistiu. Juntamente com outros jovens amantes do esporte ele criou a Associação de Surf da Costa do Conde. “Nossa associação está em funcionamento, incentivando os jovens a praticarem o esporte que foi abandonado no nosso município”.

Da Redação

Deixe um comentário