Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo abre 20 novos leitos no Prontovida e João Pessoa chega a 268 vagas hospitalares para tratamento da Covid-19

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã deste sábado (6), a abertura de mais 20 leitos, 10 deles de UTI, no Hospital Prontovida. A unidade que foi inaugurada em maio deste ano exclusivamente para atender pacientes da Covid-19, já está com 68 leitos abertos. Com mais esta ampliação na rede de saúde e proteção à vida, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) chega a 268 leitos implantados, exclusivos para o combate ao novo coronavírus.

“Cada leito que nós abrimos representa uma vitória. É a certeza de que mais pacientes estão recebendo o cuidado que precisam para se recuperar da doença. Temos feito um grande esforço para abrir novos leitos de combate ao novo coronavírus, que envolvem a aquisição ou recebimento de equipamentos e insumos, medicamentos, ampliação da infraestrutura, além da contratação de novos profissionais de saúde”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. A partir deste sábado (06), o Prontovida está funcionando com 40 leitos de enfermaria, 26 de UTI e dois em uma sala de estabilização de pacientes graves.

O novo Hospital tem capacidade de chegar a 114 leitos, que estão sendo abertos gradualmente. A unidade hospitalar foi inteiramente equipada para atender as complexidades dos pacientes com o novo coronavírus. Em suas instalações, os pacientes podem fazer exames laboratoriais, de Raio-X e de ultrassonografia. O Prontovida também dispõe de farmácia, central de abastecimento, laboratório e radiologia. Dos 114 leitos da unidade, 80 são de enfermaria, 32 de UTI e dois de estabilização.

Rede integrada – O atendimento a pacientes de Covid-19 acontece não apenas no Prontovida. O Hospital Santa Isabel tornou-se um dos centros de combate à doença, assim como as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de Cruz das Armas, Valentina, Jardim Oceania e Bancários, passaram a ser 100% direcionadas para pacientes de novo coronavírus. Cada UPA de João Pessoa possui 3 leitos de UTI, para estabilização de pacientes graves, e 6 clínicos para casos moderados.

Completa a rede de prevenção ao vírus, o Hospital Infantil do Valentina, além do São Luiz e do Hospital Universitário Lauro Wanderley, estes dois últimos como unidades credenciadas. A realização de testes para identificação da doença é feita nas Policlínicas e 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) exclusivamente para pacientes com síndromes gripais. Mas, para organizar o fluxo, antes de buscar atendimento direto nas USFs, UPAs ou hospitais, as pessoas com sintomas de coronavírus devem acionar a Central de Orientações no telefone (3218-9214) ou utilizar o aplicativo Monitora Covid-19.

Deixe um comentário